Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vídeo: Reguffe culpa governantes por escassez de água no DF e ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Vídeo: Reguffe culpa governantes por escassez de água no DF e alfineta Rollemberg

Congresso em Foco

20/9/2016 | Atualizado às 15:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

União Brasil rejeita candidatura de Reguffe a governador e ele, então, deixará o partido.

União Brasil rejeita candidatura de Reguffe a governador e ele, então, deixará o partido.
[caption id="attachment_262883" align="alignleft" width="300" caption="Senador pediu para governo informar a população sobre desconto para quem economiza água"]Geraldo Magela/Agência Senado[fotografo]Geraldo Magela/Agência Senado[/fotografo][/caption]O Governo do Distrito Federal "é surdo" e "não ouve o que eu falo", atacou o senador Reguffe (sem partido-DF) na tribuna do Senado nesta segunda-feira (19). A reclamação foi direcionada ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB), de quem foi aliado na eleição de 2014. O parlamentar criticou o fato de o governo não propor uma política educacional e preventiva para evitar a escassez de água em Brasília, apesar de ter sido alertado previamente. Reguffe pediu que o governo informe a população que, no DF, quem economiza água tem desconto na conta. O senador fez referência a uma Lei proposta por ele próprio quando ainda era deputado distrital, em 2009. A Lei concede um bônus-desconto na conta de água no valor de 20% sobre a economia realizada, tomando-se como base o mesmo mês do ano anterior. "Há uma lei de minha autoria, faz sete anos, e ninguém da população sabe", lamentou o senador. "Governo nenhum faz campanhas educativas, conscientizando a população da importância dessa lei, que reduziria o consumo de água no Distrito Federal, inclusive daria aos consumidores um refresco na conta de água", acrescentou Reguffe. Inicialmente aliados, Reguffe e Rollemberg romperam aliança política no ano passado por iniciativa do próprio senador. À época, o parlamentar afirmou que "o governo não cumpriu o que prometeu ao povo de Brasília" e passou a criticar o ex-aliado. Veja o vídeo: [video player="youtube" largura="440" altura="360"]IO0YV_0angw[/video]   O Distrito Federal vive uma grave crise hídrica, com redução drástica de seus mananciais de água, e falta d'água em algumas regiões. O risco de racionamento na cidade é iminente caso o consumo não diminua ou as chuvas cheguem com intensidade para reabastecer os reservatórios em um curto período de tempo. Leia mais: Crise de água se aproxima do centro de Brasília   Mais sobre Distrito Federal Mais sobre meio ambiente
Início » Meio ambiente » Crise hídrica: Falta d'água chega ao centro de Brasília

Crise hídrica: Falta d'água chega ao centro de Brasília

Com os reservatórios no nível mais baixo da história, Distrito Federal sofre com altas temperaturas, estiagem e aumento do consumo. Só hoje, mais cinco cidades terão o abastecimento suspenso

 
POR GABRIEL PONTES | 20/09/2016 12:29 CATEGORIA(S): MEIO AMBIENTE, NOTÍCIAS, OUTROS DESTAQUES [EDIT]
Share COMPARTILHARIMPRIMIR

 

Gabriel Jabur/Agência Brasília
Gabriel Jabur/Agência Brasília

Barragem do Rio Descoberto atingiu o nível mais baixo de sua história

 

 

Por dez horas, das 8h às 18h da próxima quinta-feira (22) os moradores da Asa Norte, terão o abastecimento de água suspenso pela Companhia de Abastecimento de Brasília (Caesb). O motivo é uma manutenção que será feita no sistema. Ainda hoje (terça, 20), outras três regiões ficam sem água pelo segundo dia seguido: São Sebastião, Planaltina e Sobradinho II. Veja abaixo as quadras que terão o abastecimento cortado.

Segundo a Caesb, os cortes temporários estão acontecendo diariamente devido ao longo período de seca, aos baixos níveis de captações e ao aumento do consumo de água. A escassez de chuvas em Brasília levou a Barragem do Rio Descoberto a atingir o nível mais baixo de sua história. O reservatório responsável por abastecer 65% do Distrito Federal está com apenas 40% da capacidade.

O Distrito Federal já decretou estado de situação crítica devido à crise hídrica. Sendo assim, já é autorizado pelo governo o aumento das tarifas nos medidores, nos moldes do que está acontecendo no estado do Ceará. Segundo o diretor presidente da Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa), porém, a chamada "tarifa de contingência", só será adotada se fatores como o comportamento da população e a chuva não colaborarem. O aumento na conta pode chegar a 20% se a situação não melhorar.

 

Toninho Tavares/Agência Brasília
Toninho Tavares/Agência Brasília

Barragem do Torto passa por manutenção

Depois de 114 dias sem chover forte, foram registradas pancadas de chuva no último final de semana. A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que até amanhã (quarta, 21) ou quinta (22) as chuvas devem voltar. Tempestades com rajadas de ventos, trovoadas e granizo não estão descartadas.

 

De todo modo, a Caesb e a Adasa alertam para a necessidade da população usar a água de maneira racional. Trocar água de piscina, lavar calçada ou aguar jardins durante o dia são atividades que devem ser evitadas. "A dica é economizar. Mudar a cultura e termos consciência de que a água é finita", alerta Paulo Salles, diretor da Adasa.

Fique atento às regiões afetadas pela suspensão do abastecimento:

Terça-feira (20)

São Sebastião:

Endereço - Vila Nova e Bairro Residencial do Bosque - Fechamento: terça (20/09) às 09h - Abertura: quarta (21/09) às 08h.

Endereço - Bairro Bom Sucesso (Cj 10, 11 e 12), Setor Residencial Oeste (201, 203 a 206; 301, 303 e 304), Bairro Centro (ruas 57, 58 e 59) - Fechamento: terça (20/09) às 10h - Abertura: quarta (21/09) às 10h.

Planaltina:

Endereço - Setor Residencial Leste, Vila Buritis, Buritis II, Buritis IV - Fechamento: terça (20/09) às 09h - Abertura: quarta (21/09) às 08h.

Endereço - Setor Tradicional (Norte, Centro e Sul) - Fechamento: terça (20/09) às 17h - Abertura: quarta (21/09) às 16h.

Sobradinho II:

Endereço - Condomínios do Setor Habitacional Contagem (Morada dos Nobres, Cond. Vivendas Serranas, Recanto dos Nobres, Vivenda da Serra e Vivenda Campestre, Jardim Ipanema, Jardim América, Cond. Serra Dourada - Fechamento: terça (20/09) às 15h - Abertura: quarta (21/09) às 14h.

Endereço - AR 20 a 25, Cond. Buritis, AR 13, 15, 17 e 19, Condomínios do Setor Habitacional Contagem (Cond. Vila Verde, Cond. Residencial Sobradinho III, Cond. Versalles) - Fechamento: terça (20/09) às 15h - Abertura: quarta (21/09) às 14h.

Quinta-feira (22)

Asa Norte, das 8h às 18h: SQN/SCLN 408 a 416; SQN/SCLN 208 a 216; SGAN 611; ETE Norte.

Mais sobre Distrito Federal

Mais sobre meio ambiente

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Brasília Rodrigo Rollemberg Reguffe Distrito Federal crise hídrica

Temas

Reportagem Meio Ambiente Meio Ambiente

LEIA MAIS

Renan arquiva pedido de impeachment de Gilmar Mendes

Senadores aprovam MP que beneficia agricultores atingidos pela seca

Anistia para caixa dois fica órfã na Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa

2

SAÚDE

Câmara aprova aposentadoria integral para agentes de saúde e endemias

3

Nota de repúdio

Zé Trovão fala que advocacia é "instrumento para crime" e OAB repudia

4

Regulamentação Profissional

Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância

5

Sessão conturbada

Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES