Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vídeo: Reguffe culpa governantes por escassez de água no DF e ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Vídeo: Reguffe culpa governantes por escassez de água no DF e alfineta Rollemberg

Congresso em Foco

20/9/2016 | Atualizado às 15:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

União Brasil rejeita candidatura de Reguffe a governador e ele, então, deixará o partido.

União Brasil rejeita candidatura de Reguffe a governador e ele, então, deixará o partido.
[caption id="attachment_262883" align="alignleft" width="300" caption="Senador pediu para governo informar a população sobre desconto para quem economiza água"]Geraldo Magela/Agência Senado[fotografo]Geraldo Magela/Agência Senado[/fotografo][/caption]O Governo do Distrito Federal "é surdo" e "não ouve o que eu falo", atacou o senador Reguffe (sem partido-DF) na tribuna do Senado nesta segunda-feira (19). A reclamação foi direcionada ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB), de quem foi aliado na eleição de 2014. O parlamentar criticou o fato de o governo não propor uma política educacional e preventiva para evitar a escassez de água em Brasília, apesar de ter sido alertado previamente. Reguffe pediu que o governo informe a população que, no DF, quem economiza água tem desconto na conta. O senador fez referência a uma Lei proposta por ele próprio quando ainda era deputado distrital, em 2009. A Lei concede um bônus-desconto na conta de água no valor de 20% sobre a economia realizada, tomando-se como base o mesmo mês do ano anterior. "Há uma lei de minha autoria, faz sete anos, e ninguém da população sabe", lamentou o senador. "Governo nenhum faz campanhas educativas, conscientizando a população da importância dessa lei, que reduziria o consumo de água no Distrito Federal, inclusive daria aos consumidores um refresco na conta de água", acrescentou Reguffe. Inicialmente aliados, Reguffe e Rollemberg romperam aliança política no ano passado por iniciativa do próprio senador. À época, o parlamentar afirmou que "o governo não cumpriu o que prometeu ao povo de Brasília" e passou a criticar o ex-aliado. Veja o vídeo: [video player="youtube" largura="440" altura="360"]IO0YV_0angw[/video]   O Distrito Federal vive uma grave crise hídrica, com redução drástica de seus mananciais de água, e falta d'água em algumas regiões. O risco de racionamento na cidade é iminente caso o consumo não diminua ou as chuvas cheguem com intensidade para reabastecer os reservatórios em um curto período de tempo. Leia mais: Crise de água se aproxima do centro de Brasília   Mais sobre Distrito Federal Mais sobre meio ambiente
Início » Meio ambiente » Crise hídrica: Falta d'água chega ao centro de Brasília

Crise hídrica: Falta d'água chega ao centro de Brasília

Com os reservatórios no nível mais baixo da história, Distrito Federal sofre com altas temperaturas, estiagem e aumento do consumo. Só hoje, mais cinco cidades terão o abastecimento suspenso

 
POR GABRIEL PONTES | 20/09/2016 12:29 CATEGORIA(S): MEIO AMBIENTE, NOTÍCIAS, OUTROS DESTAQUES [EDIT]
Share COMPARTILHARIMPRIMIR

 

Gabriel Jabur/Agência Brasília
Gabriel Jabur/Agência Brasília

Barragem do Rio Descoberto atingiu o nível mais baixo de sua história

 

 

Por dez horas, das 8h às 18h da próxima quinta-feira (22) os moradores da Asa Norte, terão o abastecimento de água suspenso pela Companhia de Abastecimento de Brasília (Caesb). O motivo é uma manutenção que será feita no sistema. Ainda hoje (terça, 20), outras três regiões ficam sem água pelo segundo dia seguido: São Sebastião, Planaltina e Sobradinho II. Veja abaixo as quadras que terão o abastecimento cortado.

Segundo a Caesb, os cortes temporários estão acontecendo diariamente devido ao longo período de seca, aos baixos níveis de captações e ao aumento do consumo de água. A escassez de chuvas em Brasília levou a Barragem do Rio Descoberto a atingir o nível mais baixo de sua história. O reservatório responsável por abastecer 65% do Distrito Federal está com apenas 40% da capacidade.

O Distrito Federal já decretou estado de situação crítica devido à crise hídrica. Sendo assim, já é autorizado pelo governo o aumento das tarifas nos medidores, nos moldes do que está acontecendo no estado do Ceará. Segundo o diretor presidente da Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa), porém, a chamada "tarifa de contingência", só será adotada se fatores como o comportamento da população e a chuva não colaborarem. O aumento na conta pode chegar a 20% se a situação não melhorar.

 

Toninho Tavares/Agência Brasília
Toninho Tavares/Agência Brasília

Barragem do Torto passa por manutenção

Depois de 114 dias sem chover forte, foram registradas pancadas de chuva no último final de semana. A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que até amanhã (quarta, 21) ou quinta (22) as chuvas devem voltar. Tempestades com rajadas de ventos, trovoadas e granizo não estão descartadas.

 

De todo modo, a Caesb e a Adasa alertam para a necessidade da população usar a água de maneira racional. Trocar água de piscina, lavar calçada ou aguar jardins durante o dia são atividades que devem ser evitadas. "A dica é economizar. Mudar a cultura e termos consciência de que a água é finita", alerta Paulo Salles, diretor da Adasa.

Fique atento às regiões afetadas pela suspensão do abastecimento:

Terça-feira (20)

São Sebastião:

Endereço - Vila Nova e Bairro Residencial do Bosque - Fechamento: terça (20/09) às 09h - Abertura: quarta (21/09) às 08h.

Endereço - Bairro Bom Sucesso (Cj 10, 11 e 12), Setor Residencial Oeste (201, 203 a 206; 301, 303 e 304), Bairro Centro (ruas 57, 58 e 59) - Fechamento: terça (20/09) às 10h - Abertura: quarta (21/09) às 10h.

Planaltina:

Endereço - Setor Residencial Leste, Vila Buritis, Buritis II, Buritis IV - Fechamento: terça (20/09) às 09h - Abertura: quarta (21/09) às 08h.

Endereço - Setor Tradicional (Norte, Centro e Sul) - Fechamento: terça (20/09) às 17h - Abertura: quarta (21/09) às 16h.

Sobradinho II:

Endereço - Condomínios do Setor Habitacional Contagem (Morada dos Nobres, Cond. Vivendas Serranas, Recanto dos Nobres, Vivenda da Serra e Vivenda Campestre, Jardim Ipanema, Jardim América, Cond. Serra Dourada - Fechamento: terça (20/09) às 15h - Abertura: quarta (21/09) às 14h.

Endereço - AR 20 a 25, Cond. Buritis, AR 13, 15, 17 e 19, Condomínios do Setor Habitacional Contagem (Cond. Vila Verde, Cond. Residencial Sobradinho III, Cond. Versalles) - Fechamento: terça (20/09) às 15h - Abertura: quarta (21/09) às 14h.

Quinta-feira (22)

Asa Norte, das 8h às 18h: SQN/SCLN 408 a 416; SQN/SCLN 208 a 216; SGAN 611; ETE Norte.

Mais sobre Distrito Federal

Mais sobre meio ambiente

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Brasília Rodrigo Rollemberg Meio Ambiente Reguffe Distrito Federal crise hídrica

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

História

Há 65 anos acontecia a primeira sessão da Câmara em Brasília

PESQUISA

Brasileiros veem menos risco na crise climática, diz Datafolha

MEIO AMBIENTE

Câmara aprova uso de pilotos estrangeiros em emergências climáticas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUSTIÇA

STF começa análise de suspensão de processo contra Ramagem

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Deputado estadual pede impeachment de Lula por omissão no INSS

3

JUSTIÇA

Moraes contraria Câmara e vota por manter parte de ação contra Ramagem

4

JULGAMENTO NO SUPREMO

Moraes vota pela condenação de Carla Zambelli a dez anos de prisão

5

Racismo

Deputada Carol Dartora sofre injúria racial, e polícia autua agressor

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES