Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
eleição na Câmara
Congresso em Foco
3/10/2022 | Atualizado às 19:56
Os dois candidatos que tiveram o maior número de votos para deputado nesta eleição vão assumir o primeiro mandato na Câmara dos Deputado em 2023. São eles: o atual vereador Nikolas Ferreira (PL-MG), que teve 1,4 milhão de votos, e Guilherme Boulos (Psol-SP), com 1 milhão de votos.
Embora tenha um perfil mais conservador, com a eleição de uma numerosa bancada de direita e centro-direita, a nova Câmara terá as duas primeiras deputadas trans da história: Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), hoje vereadoras em São Paulo e Belo Horizonte.
A deputada Luiza Erundina (Psol-SP), reeleita para o sétimo mandato, é a parlamentar mais idosa da Câmara, com 87 anos. O deputado mais novo tem 21 anos e vai assumir seu primeiro mandato na Câmara em 2023. O vereador Amom Mandel (Cidadania-AM), de Manaus, foi o candidato mais votado no seu estado.
O deputado mais longevo - o mais idoso com o maior número de mandatos - é o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que em 2023 vai assumir o nono mandato aos 76 anos. O deputado Átila Lins (PSD-AM) também vai assumir o nono mandato no próximo ano, com 72 anos.
Entre as 598 pessoas que exerceram cargo de deputado nos últimos quatro anos, como titular ou suplente, 485 tentaram a reeleição em 2022 e 54 não se candidataram.
Outros concorreram a cargos diferentes: um para vice-presidente da República, 24 para o Senado, 15 para governador, seis para vice-governador, três para suplente de senador e dois para deputado distrital.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
A evolução das bancadas na Câmara desde 1986Tags
LEIA MAIS
Povos tradicionais
Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais