Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/7/2016 | Atualizado às 21:42
[fotografo]Marcelo Brandt/Agência Câmara[/fotografo][/caption]O deputado Índio da Costa (PSD-RJ) vai entregar pessoalmente ao presidente Michel Temer nesta semana uma carta em que solicita a decretação de intervenção federal no Rio de Janeiro. O parlamentar alega que o estado enfrenta uma situação de "absoluta gravidade, com reflexos na capital", às vésperas da abertura das Olimpíadas.
"No estado instalou-se uma situação de progressivo e acelerado comprometimento da ordem pública", diz a carta.
O apelo cita o artigo 34, inciso III, da Constituição, que cita como um dos motivos de intervenção o "grave comprometimento da ordem pública". Nas últimas semanas, foram registrados vários casos de violência contra moradores e turistas que visitam o Rio, e até assaltos contra atletas que já estão na cidade para as Olimpíadas.
"Pessoas são assassinadas a todo momento e outras perderam a possibilidade de ter garantias constitucionais", diz o pedido do deputado.
Além da violência contra moradores, turistas e atletas, Índio da Costa lembra na sua carta a Temer que o Governo do Estado do Rio de Janeiro enfrenta uma situação de calamidade financeira, reconhecida em decreto do governador interino, Francisco Dornelles. A situação, segundo Índio da Costa, "tirou do governo o princípio de autoridade e a capacidade de recuperação dela em tempo suficiente para garantir a ordem pública" durante os jogos. Índio da Costa diz prever que, em breve, uma fissura social gravíssima será verificada se a intervenção não for decretada.
O pedido do parlamentar dificilmente será acatado por Temer. A decisão implica nomeação de um interventor para substituir o governador Dornelles e a paralisação de toda a tramitação de emendas à Constituição no Congresso, com consequências para os demais estados e no funcionamento do Legislativo, além das implicações administrativas para o próprio estado. O pedido de Índio da Costa é mais uma ação política para alertar para a grave situação de insegurança antes e durante a realização das Olimpíadas.
Mais sobre crise econômica
Mais sobre Olimpíadas 2016Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil