Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Justiça arquiva denúncia contra 34 políticos no caso da farra das ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Justiça arquiva denúncia contra 34 políticos no caso da farra das passagens

Congresso em Foco

13/6/2018 20:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Entre 2007 e 2008, deputados e senadores usaram verba do Congresso para custear viagens a lazer, para familiares e funcionários

Entre 2007 e 2008, deputados e senadores usaram verba do Congresso para custear viagens a lazer, para familiares e funcionários
[fotografo]Antônio Cruz / Agência Brasil[/fotografo]

Entre 2007 e 2008, deputados e senadores usaram verba do Congresso para custear viagens a lazer. Familiares, funcionários e aliados voaram pelo Brasil e pelo mundo com dinheiro público

  O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) arquivou, nesta quarta-feira (13), uma denúncia contra 34 parlamentares e ex-parlamentares envolvidos na farra das passagens (leia mais abaixo), desvio de conduta no uso do dinheiro público revelado pelo Congresso em Foco em 2009 - a série de reportagens rendeu "a tríplice coroa" do jornalismo brasileiro, com a conquista do Prêmio Esso, e reforçou a reputação internacional deste site como "Congress whatchdog" ("cão de guarda do Congresso", em tradução livre). O colegiado decidiu, por unanimidade, arquivar o processo com acusações de que políticos teriam usado verba da Câmara e do Senado para custear viagens.

De acordo com o site The Intercept, o desembargador Olindo Menezes, relator do caso, entendeu que não havia lei específica sobre o uso dos bilhetes aéreos custeados pelo Congresso.

<< MPF denuncia 72 ex-deputados à Justiça pela "farra das passagens"

Entre os envolvidos na denúncia estavam a pré-candidata à Presidência da República, Manuela D'Ávila (PCdoB) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). A denúncia arquivada pedia condenações a 12 anos de prisão e multa aos envolvidos, que ficariam impedidos de concorrer em eleições pelos próximos oito anos, enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

Em 2009, o Congresso em Foco revelou que deputados e senadores usavam a cota parlamentar destinada a arcar com gastos de passagens aéreas entre Brasília e as bases eleitorais dos congressistas para bancar viagens de familiares, funcionários e até eleitores. Parlamentares também emitiram até viagens ao exterior com a verba das Casas.

Em 2016, três legislaturas depois da descoberta do caso, mais de 400 políticos foram denunciados pelas irregularidades, cometidas entre 2007 e 2008. Ao todo, foram 558 políticos implicados no caso, dos quais o Ministério Público cobra cerca de R$ 50 milhões em ressarcimentos e multas.

De acordo com a procuradora Sara Moreira Leite, que assumiu um inquérito civil que se arrasta pelo Ministério Público, a intenção é processar todas as 558 pessoas da relação, que gastaram 76 mil bilhetes aéreos irregularmente. Desse total, 1.606 eram para o exterior.

 

<< Ministério Público cobra R$ 50 milhões de 500 políticos por farra das passagens

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Senado Câmara gastos públicos dinheiro público denúncia farra das passagens manuela d'ávila ACM Neto TRF1 arquivamento

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

Proteção Digital

Projeto obriga pais a supervisionarem o uso da internet por filhos

Energia

Câmara: Avança PL que visa levar energia elétrica a escolas públicas

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Entrevista exclusiva

Hugo Motta nega ruptura e diz que Congresso tem ajudado o governo

2

JUSTIÇA

Moraes suspende decretos e chama governo e Congresso para debater IOF

3

POLÊMICA NO CONGRESSO

Relator quer STF como mediador e limitar ações de partidos no tribunal

4

MEDIDA PROVISÓRIA

Comissão mista vota reajuste de 9% para Forças Armadas em duas etapas

5

Governo

Lula indica candidatura em 2026 e nega crise com Congresso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES