Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bate-boca marca reunião sobre mudanças no Código Florestal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bate-boca marca reunião sobre mudanças no Código Florestal

Congresso em Foco

1/10/2009 11:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

Um impasse entre ruralistas e ambientalistas resultou no adiamento, por duas vezes nesta semana, da reunião que elegeria o presidente e os vice-presidentes da comissão especial para mudança do Código Florestal brasileiro. A reunião prevista para ontem (30) foi adiada por falta de consenso sobre os nomes que vão compor a coordenação dos trabalhos. No dia anterior (29), a sessão terminou em bate-boca e xingamentos.

O desgaste teve início quando o presidente interino da comissão, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), anunciou a composição da chapa única que deveria ser validada pelos parlamentares. A chapa, composta com a autorização do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), teria na presidência o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), relatoria de Homero Pereira (PR-MT), Giovani Queiroz (PDT-PA) como primeiro-vice, Sarney Filho (PV-MA) como segundo-vice e Luiz Carlos Heinze (PP-RS) como terceiro-vice.

Com exceção de Sarney Filho, todos os demais parlamentares da chapa indicada são da bancada ruralista. A composição revoltou os ambientalistas. O líder do PV, deputado Edson Duarte (BA), acusou os ruralistas de "tratorarem" a revisão do Código Florestal e de incluirem o nome de Sarney Filho sem autorização do partido.

"Não fiz acordo com ninguém, não indiquei ninguém, e o deputado Sarney também não concordou com isso", disse Edson Duarte. "Todo mundo já sabe o que se quer aprovar aqui. E não vamos participar desse teatro", acrescentou.

O clima esquentou ainda mais quando o líder do Psol, Ivan Valente (SP), e o deputado José Genoino (PT-SP) pediram a palavra, e o presidente interino Valdir Colatto ignorou os pedidos, dando por encerrada a sessão. Nesse momento, ambientalistas ameaçaram fazer "denúncia internacional" das manobras ruralistas contra a legislação ambiental brasileira.

Aos gritos, o deputado Genoino passou a acusar os ruralistas de golpistas e dizer que eles não estavam "tratando com boi". "Aqui não é um fazendão. Isso aqui não é criar boi, não", disse. O deputado Heinze reagiu, chamando Genoino de "sem vergonha". "Vocês querem vender o Brasil para essas ONGs internacionais", acusou. Genoino respondeu: "Aqui não passa trator. Os líderes não foram ouvidos".

O bate-boca contagiou os demais integrantes da comissão presentes que passaram a trocar farpas entre si. Aos gritos, o deputado Marcos Montes (DEM-MG) disse que Ivan Valente tinha acabado de chegar e não teria direito de opinar. Valente, exaltado, gritou que o presidente Colatto havia cassado "a palavra de um líder" e que estava contrariando o regimento interno da Casa. Colatto respondeu dizendo que Valente "se exaltou para aparecer na TV". "A minoria tem que respeitar a maioria", disse Colatto.

Uma nova reunião da comissão deve ocorrer na próxima semana. Segundo a liderança do PV, os parlamentares do partido estão se mobilizando para propor uma nova composição para o comando do colegiado. Eles querem que mais nomes indicados pelos ambientalistas façam parte da composição da diretoria da comissão.

Com informações do Portal do Meio Ambiente

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Vote nos melhores parlamentares de 2009

Parlamentares destacados nas categorias especiais

Nos jornais: apenas seis dos 37 ministros não têm partido

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

Análise de Processos

Conselho de Ética da Câmara analisa abertura de 12 novos processos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES