Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/10/2016 | Atualizado às 12:51
[fotografo]Felipe Dana/Ag. Petrobras[/fotografo][/caption]A Petrobras anunciou hoje (sexta, 14) a redução no preço dos combustíveis, e já neste sábado o consumidor poderá sentir a diferença no bolso. O Grupo Executivo de Mercado e Preços da estatal decidiu que o valor do diesel na refinaria ficará em média 2,7% mais barato, enquanto a gasolina teve uma redução de 3,2% em todo o Brasil. Na prática, o reajuste pode gerar uma redução de 1,4% no preço da gasolina (R$ 0,05/L) e 1,8% no preço do diesel (R$ 0,05/L) para o consumidor final.
Esta é a primeira vez que isso acontece, desde 2009. A redução se deve à nova política de preços que tem entre suas premissas a paridade internacional, porém, cabe às redes de combustíveis e distribuidoras definir qual será o impacto da medida no preço final, pago pelo consumidor nos postos. A estimativa de queda de cinco centavos no valor do litro de gasolina e diesel é apenas uma estimativa feita pela Petrobras, que não tem controle sobre o mercado.
"A decisão do grupo gestor levou em conta o crescente volume de importações, o que reduz a participação de mercado da Petrobras, e também a sazonalidade do mercado mundial de petróleo e derivados", informou a empresa, na coletiva de imprensa realizada na sede do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. Também foi comunicada a formação de um grupo composto por membros da diretoria que se reunirá mensalmente para avaliar se os valores serão mantidos ou reduzidos a partir das novas premissas da política de preços.
O comitê será formado pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, pelo diretor financeiro, Ivan Monteiro, pelo diretor de refino, Jorge Celestino.
"É importante ressaltar que, como o valor desses combustíveis acompanhará a tendência do mercado internacional, poderá haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias", diz a nota ao mercado.
Mais sobre economia brasileiraTags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos