Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/10/2006 | Atualizado 20/10/2006 às 5:21
O empresário Ronildo Medeiros disse anteontem à Justiça Federal, em Cuiabá, que depositou dinheiro de propina da máfia dos sanguessugas em contas de Abel Pereira, empreiteiro de obras públicas e amigo do ex-ministro da Saúde no governo FHC Barjas Negri. Segundo reportagem de O Estado de S. Paulo, Medeiros declarou ao juiz Jefferson Scheinneder que repassava a Abel o equivalente a 6,5% do valor de cada uma das ambulâncias vendidas a cerca de 500 prefeituras entre 2001 e 2002, período em que Bargas comandou a secretaria-executiva e, em seguida, o próprio ministério.
O empresário afirmou à PF que fez os depósitos em contas de Abel por indicação de Darci Vedoin, pai de Luiz Antonio. Apontado por petistas como elo entre tucanos e sanguessugas, Abel será ouvido pela Polícia Federal segunda-feira no inquérito que investiga o dossiê Vedoin, pelo qual petistas iriam pagar R$ 1,75 milhão, em dólares e reais. Medeiros é proprietário de duas empresas, a Frontal e a Medical Equipamentos Hospitalares, que teriam sido constituídas para forjar resultados de licitações, segundo investigação da Procuradoria da República e da Polícia Federal.
Desses processos de concorrência também participava a Planam, empresa central no esquema das ambulâncias superfaturadas que desfalcou o Tesouro em R$ 110 milhões. Pelo menos 72 parlamentares, entre deputados e senadores, produziram emendas para a área da saúde propiciando liberação de recursos em série para administrações municipais.
A PF e a procuradoria sustentam que Medeiros foi empregado da Planam. Para dar aparência de legalidade às licitações, Vedoin excluiu Medeiros de seu quadro de funcionários e o orientou a abrir a Frontal e a Medical, diz a reportagem de Fausto Macedo. Abel Pereira sustenta, porém, que não tem qualquer envolvimento com a máfia dos sanguessugas. Ele também nega a acusação de que teria tentado comprar o silêncio dos donos da Planam antes da negociação, entre petistas e o empresário Luiz Antonio Vedoin, do dossiê contra tucanos.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil