Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/9/2014 | Atualizado 12/9/2014 às 10:01
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar nesta quinta-feira (11) recurso contra a candidatura do senador tucano Cássio Cunha Lima ao governo da Paraíba. O recurso foi apresentado pelo Ministério Público (MP) e pela coligação "A Força do Trabalho", encabeçada pelo governador Ricardo Coutinho, candidato à reeleição.
No início de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) liberou a candidatura do parlamentar, contestada com base na lei da Ficha Limpa porque ele foi condenado por práticas de abuso de poder político e econômico e de conduta vedada nas eleições de 2006.
O pedido de indeferimento da candidatura se baseia no prazo de inelegibilidade previsto na legislação, que é de oito anos a partir da eleição que resultou na condenação. O MP e a coligação concorrente consideram que Cássio Cunha Lima foi eleito governador da Paraíba em 29 de outubro de 2006, em segundo turno, e que, sendo assim, ele estará inelegível até 29 de outubro deste ano.
No entanto, a Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu parecer a favor da manutenção da decisão do TRE-PB, contrariando assim o entendimento da procuradoria regional, autora do recurso em questão. Considerou que o prazo de inelegibilidade de oito anos é estabelecido tendo como referência o primeiro turno das eleições, em 1º de outubro de 2006. E rejeitou a acusação de que o candidato do PSDB está em débito com a Justiça eleitoral por multa pendente.
O relator do recurso é o ministro Gilmar Mendes. Por decisão judicial, o tucano não concluiu o mandato de governador e conseguiu disputar vaga no Senado porque a lei da Ficha Limpa não foi aplicada nas eleições de 2010.
Mais sobre eleições 2014 Assine a Revista Congresso em FocoTemas
Lei do Estagiário
Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários
RELAÇÕES EXTERIORES
Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel
Festa no Plenário
Vereadores de São Caetano do Sul dançam em cima de mesas no plenário
AGENDA DO PRESIDENTE
Lula entrega apartamentos e se reúne com presidente da Bolívia