Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/8/2014 | Atualizado às 23:11
A presidente da República Dilma Rousseff (PT) vetou integralmente projeto aprovado pelo Congresso para estabelecer novas regras para fusão, incorporação e criação de municípios. É a segunda vez que uma proposta com esse objetivo é rejeitada por Dilma. A decisão foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.
No último dia 5, o Senado aprovou o texto encaminhado para sanção presidencial. Quando vetou o primeiro texto sobre o tema, em outubro de 2013, Dilma manifestou preocupação com as despesas decorrentes do aumento do número de municípios. As duas propostas foram apresentadas pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
Por conta da ameaça de derrubada do veto, a base aliada ao Palácio do Planalto elaborou um novo projeto, negociado com o governo, e apresentou critérios mais rigorosos para emancipação dos municípios.
Em relação ao veto divulgado hoje, Dilma reconheceu o "esforço de construção de um texto mais criterioso", mas afirmou que a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal.
"Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas. Mantidos os atuais critérios de repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o desmembramento de um município causa desequilíbrio de recursos dentro do seu estado, acarretando dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes", justificou Dilma.
Para os parlamentares, as novas regras para a criação de municípios resultariam em benefícios como a redução das desigualdades regionais, expansão da presença do poder público e geração de empregos. Caberá aos congressistas manter ou derrubar o veto. O Congresso tem uma pauta com mais de 30 vetos presidenciais pendentes de análise. O Brasil tem 5.570 municípios.
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
LEIA MAIS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Brasil rebate EUA, defende Pix e nega práticas comerciais desleais
AGENDA DA SEMANA
Lula recebe presidente do Equador e vai à cúpula da Amazônia
TARIFAÇO DE TRUMP
Datafolha: 39% culpam família Bolsonaro por tarifaço; 35%, Lula
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira
Parceria Comercial