Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Justiça manda BNDES divulgar informações sobre financiamentos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Justiça manda BNDES divulgar informações sobre financiamentos

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Catarine Piccioni

22/8/2014 | Atualizado 23/8/2014 às 19:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Justiça Federal determinou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgue em seu site informações detalhadas sobre todos os financiamentos realizados nos últimos dez anos e os realizados após a decisão. Com a determinação, o banco vai ter que revelar destinatários, modalidade do apoio financeiro concedido e a respectiva justificativa, quantias, prazos, grau de risco dos investimentos e taxas de juros empregadas, entre outros dados.

“A decisão é importante porque abre a caixa preta do BNDES, que é de interesse de toda a sociedade”, disse a procuradora da República Luciana Oliveira, que ajuizou a ação civil pública em dezembro de 2012. A sentença abrange "atividades de financiamento e apoio a programas, projetos, obras e serviços de entes públicos ou privados que envolvam recursos públicos", incluindo as da subsidiária BNDESPar.

A juíza Adverci Mendes de Abreu, da 20ª vara federal no Distrito Federal, considerou que o banco está sujeito à lei de acesso a informações públicas e que os contratos da instituição não são protegidos por sigilo fiscal ou bancário porque envolvem recursos públicos. Ela assinou a decisão no último dia 18.

Em 2012, em uma investigação sobre o apoio financeiro do BNDES em fusões e reorganizações societárias envolvendo grandes grupos econômicos, o MPF pediu informações específicas ao banco, que se recusou a responder aos questionamentos. Alegou necessidade de "preservação da privacidade dos atos referentes à gestão bancária". Daí o processo movido pelo MPF. Em 2013, a Justiça negou o pedido liminar. O MPF foi ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que ainda não julgou o recurso.

  Odebrecht e Embraer concentram 81% do crédito do BNDES para o exterior BNDES só revela beneficiário de 18% de empréstimos Mais sobre BNDES Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

BNDES gestão pública Adverci Mendes de Abreu Luciana Oliveira

Temas

Reportagem Governo

LEIA MAIS

Solidariedade vai pedir convocação de laranja de doleiro e tesoureiro do PT

STF abre inquérito contra Collor por Operação Lava Jato

Ministro Henrique Neves assume relatoria de recurso de Arruda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES