Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Patrícia Cagni
16/3/2016 | Atualizado 17/3/2016 às 1:07
[fotografo]Wilson Dias/Agência Brasil[/fotografo][/caption]Parlamentares da oposição organizaram uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (16) para contestar a ida do ex-presidente Lula para o ministério da Casa Civil. Eles foram barrados por seguranças do Palácio do Planalto quando tentaram entrar no prédio. Depois da saída do grupo de oposicionistas, cerca de 2 mil manifestantes, número fornecido pela Polícia Militar do Distrito Federal, foram para o local e trancaram o trânsito. Eles pedem o impeachment de Dilma e a renúncia de Lula do ministério.
A indicação de Lula ao ministério, confirmada hoje pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, gerou reação imediata entre os congressistas. Ontem (terça, 15), como divulgado pelo Congresso em Foco, opositores do governo já avisavam que "várias ações populares preventivas estavam em andamento" para serem entregues à Justiça caso o ex-presidente assumisse o cargo.
Durante a caminhada em direção ao Palácio do Planalto, congressistas carregaram uma faixa com os dizeres: "Quando um pobre rouba vai para a cadeia, mas quando o rico rouba, ele vira ministro", fazendo alusão à fala do próprio ex-presidente, pronunciada em 1988. Mas ao tentar entrar no Planalto para entregar o "recado" à presidente, o grupo formado por cerca de 50 parlamentares foi barrado pela segurança do local. Depois de alguns minutos de debate entre os parlamentares e a equipe de policiais do Palácio, senadores e deputados conseguiram chegar até a portaria do edifício. Entretanto, não puderam se aproximar da porta principal.
Já são, segundo a PM, mais de 5 mil pessoas protestando contra a nomeação de Lula para o ministério, em frente ao Palácio do Planalto. No vídeo abaixo, gravado há alguns minutos, os manifestantes cantam o Hino Nacional. Publicado por Congresso Em Foco em Quarta, 16 de março de 2016
Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos