Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Definidos os candidatos ao governo do Distrito Federal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Definidos os candidatos ao governo do Distrito Federal

Congresso em Foco

29/6/2014 | Atualizado 1/7/2014 às 12:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_160227" align="alignleft" width="285" caption="Condenado por improbidade administrativa em primeira instância, Arruda tentará retornar ao comando do GDF "][fotografo]Wilson Dias/ ABr[/fotografo][/caption]

O Partido da República (PR) confirmou, neste domingo (29), a candidatura de José Roberto Arruda ao governo do Distrito Federal. Na convenção, o PR selou a aliança com o PMN, o PRTB, o PTB e com o DEM. Em 2010, quando governava o DF, Arruda foi preso. Ficou na cadeia por dois meses sob suspeita de envolvimento em esquema de caixa dois e de distribuição de propina, conhecido como "mensalão do DEM". Ele deixou o DEM para evitar a expulsão. Teve o mandato de governador cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por infidelidade partidária.

Na última terça-feira (24), o ministro Napoleão Nunes Maia, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a suspensão de um julgamento que estava marcado para o dia seguinte e poderia tornar Arruda inelegível. Uma turma do Tribunal de Justiça do DF julgaria um recurso formulado pela defesa de Arruda contra condenação por improbidade administrativa. Ele foi condenado em primeira instância por conta do suposto "mensalão do DEM".

No início de junho, a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB) desistiu de participar da chapa de Arruda como candidata a vice-governadora. O nome do candidato a vice deve ser anunciado amanhã. Na chapa, Gim Argello (PTB) tentará ser reeleito senador.

Arruda vai enfrentar o atual governador, Agnelo Queiroz (PT), que disputará a reeleição, e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Hoje, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou chapa encabeçada por Agnelo, com a manutenção da parceria com o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB). Já o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, o deputado federal Geraldo Magela (PT), concorrerá ao Senado.

Ontem, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) anunciou a candidatura do deputado federal Luiz Carlos Pitiman ao Palácio do Buriti.  E o Partido Popular Socialista (PPS) oficializou a deputada distrital Eliana Pedrosa como candidata. As duas siglas ainda não apresentaram os candidatos aos postos de vice-governador e de senador.

Dias atrás, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançou a candidatura do senador Rodrigo Rollemberg a governador. O nome do candidato a vice não foi formalizado. O partido apoiará o deputado federal José Antonio Reguffe, do PDT, na disputa por uma cadeira no Senado.

Já o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) anunciou Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, como seu candidato ao governo, com o Professor Guinle (PSTU) na vaga de candidato a vice e Aldemário (Psol) para o Senado.

O prazo para confirmação das candidaturas para as eleições de outubro terminará amanhã. Os partidos e coligações têm até o dia 5 de julho para registrar as candidaturas na Justiça eleitoral.

 

Mais sobre eleições Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Rodrigo Rollemberg STJ Operação Caixa de Pandora Eleições 2014 Gim Argello Agnelo Queiroz José Roberto Arruda geraldo magela tadeu filippelli liliane roriz Luiz Carlos Pitiman Toninho Eliana Pedrosa

Temas

Reportagem Corrupção País

LEIA MAIS

SABATINAS

CCJ do Senado aprova 14 nomes para conselhos e agências; veja lista

ENCONTRO DE ALIADOS

Bolsonaro recebe Tarcísio durante prisão domiciliar

MÍDIA

Internet reage com memes a prisão de Bolsonaro; confira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Em conversa com Lula, Xi Jinping declara apoio à soberania brasileira

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES