Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/5/2014 | Atualizado 23/5/2014 às 8:05
[/caption]
O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró iniciou seu depoimento à CPI do Senado que investiga irregularidades na estatal defendendo a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos, em 2006. Ele confirmando afirmação do ex-presidente Sérgio Gabrielli, segundo o qual o planejamento estratégico da estatal apontava para a necessidade da compra de uma refinaria no exterior.
Ao vivo: assista aqui ao depoimento de Cerveró
"Nosso plano apontava para a necessidade de expansão do refino fora do Brasil", disse Cerveró, na manhã desta quinta-feira (21). "Havia produção crescente de petróleo pesado na Bacia de Campos. Aliado a isso, o mercado americano crescia em taxas elevadas."
Cerveró é o autor do resumo executivo que orientou a compra da refinaria. Comprada pela Astra Oil por 42 milhões de dólares, a Petrobras acabou desembolsando 1,2 bilhão assumir o controle da unidade de refino. A compra, em 2006, teve o aval da presidente Dilma Rousseff. Questionada esse ano sobre seu apoio, Dilma culpou o relatório de Cerveró, chamando-o de "falho". Cerveró, que este ano ocupava a diretoria financeira da BR Distribuidora, acabou demitido dias depois.
A Polícia Federal suspeita que o negócio envolveu "propinas" por meio de uma "organização criminosa no seio" da Petrobras com lavagem de dinheiro, como revelou o Congresso em Foco em primeira mão ontem.
PF apura desvio de dinheiro na Petrobras e propinas em Pasadena
A reunião de hoje é acompanhada por apenas três senadores, o presidente da CPI, Vital do Rêgo (PMDB-PB), o relator, José Pimentel (PT-PI), e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A oposição boicota a comissão porque defende uma CPI mista, com a presença de deputados.
O governo e o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), batalham por existir uma investigação apenas no Senado, onde o Planalto tem mais controle sobre sua base. Na Câmara, a atuação do PMDB é imprevisível. Apesar disso, Renan prometeu que, na semana que vem, começará a funcionar a CPI mista da Petrobras.
Geográfico
Segundo Cerveró, o fator geográfico também foi importante, porque a refinaria de Pasadena está perto de Houston e do Golfo do México, numa posição estratégica.
Cerveró começou o depoimento apresentando um histórico de sua vida profissional na companhia. Ele disse ter sido admitido em 1974 por concurso público. É engenheiro químico e começou a carreira na área de refino.
Segundo ele, no período em que esteve no comando da Área Internacional, de 2003 a 2008, a Petrobras expandiu suas ações no exterior, passando de oito para 26 países em todo o mundo. "Neste período, a estatal adquiriu ativos de grande valor", disse. (com agências)
Mais sobre Petrobras
Nosso jornalismo precisa da sua assinaturaTags
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Pensão alimentícia
Deputado quer incluir 13º e terço de férias no cálculo da pensão
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros