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Reforma Ministerial

Lula demite Paulo Pimenta e Sidônio Palmeira assume a Secom

Marqueteiro esteve à frente da campanha de Lula em 2022

Congresso em Foco

7/1/2025 | Atualizado às 17:03

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Marqueteiro esteve à frente da campanha de Lula em 2022 Foto: Divulgação

Marqueteiro esteve à frente da campanha de Lula em 2022 Foto: Divulgação
O presidente Lula demitiu oficialmente o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, nesta terça feira (7). O publicitário Sidônio Palmeira, que atuou na campanha de Lula de 2022, irá substituir Pimenta. Aos jornalistas, Pimenta declarou que a transição começará a partir da próxima semana. A comunicação das ações do governo à população era uma reclamação constante de Lula nos bastidores. Pimenta e Palmeira receberam os jornalistas no gabinete da Secom e o atual ministro, que tem mandato como deputado, demonstrou que a troca vinha sendo alinhada há algum tempo. "O presidente tem uma leitura muito precisa de que nós tivemos uma primeira fase do governo de reconstrução, de reposicionamento dos programas, das ações do governo e, a partir de 2025, nós vamos entrar na fase nova do governo, que ele chama do período da colheita, dos resultados. E o presidente quer ter a frente da Secom uma pessoa com o perfil diferente do meu", declarou Pimenta que destacou que a ideia era ter um profissional de comunicação. Pimenta comentou que a transição entre as equipes já começou e que seguirão construindo a "caminhada conjunta até a semana que vem, quando deve ocorrer então a formalização da nomeação para a transmissão de cargo". Ele declarou que irá tirar férias e só então conversará com Lula para saber qual será seu futuro no governo. Palmeira, por sua vez, pontuou que não gosta do termo "marqueteiro" e avaliou a transição como um "passar de bastão", um "segundo tempo". Ele destacou que haverá um foco maior nos canais digitais de comunicação do governo Lula para os próximos dois anos. "Tem uma expectativa grande com o governo, tem a gestão e tem a percepção popular. Eu acho que a gente precisa alinhar essas três coisas e esse é que é o nosso desafio. Percebo que a expectativa, a gestão e a percepção popular ficam equilibradas no mesmo ponto e é nesse sentido que vamos trabalhar com muito afinco, informando a vocês (jornalistas), com muita transparência, procurando que a comunicação chegue na ponta. Esse governo fez muito durante esse período, esses dois anos. (...) Comunicação não é somente aqui na Secom. A comunicação do governo é o governo como um todo, porque tem a política, tem a gestão, tem a comunicação. Esses três entes são interligados, são transversais e é importante que isso aconteça. É importante também que a gestão não seja analógica, que ela comunique com as pessoas que estão sendo atendidas", declarou o publicitário. Sidônio rebateu críticas tecidas à comunicação do governo pelo ministro Fernando Haddad, em entrevista à GloboNews."Nós tivemos um problema grave de comunicação", disse ele ao comentar sobre a crise econômica, pressão por cortes e a disparada do dólar. "Temos que nos comunicar melhor, e venho dizendo isso há muito tempo. O governo tem que ser coerente e resoluto, não podemos deixar brechas para os resultados que queremos atingir".    
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