Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições 2024
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Pedro Sales
30/10/2024 | Atualizado às 18:53
João Cury Neto (MDB-SP) entra no lugar de Alberto Mourão. Foto: Reprodução[/caption]
Ex-prefeito de Botucatu e secretário de Educação do estado de São Paulo, João Cury Neto atualmente é presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP). Nas eleições de 2022, recebeu 80 mil votos. Como sua candidatura estava sub júdice até o momento da lista das suplências elaboradas pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, ele não aparecia como suplente. Retotalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de janeiro de 2023, porém, garantiu a Cury a vaga de 1º suplente. Entra no lugar de Alberto Mourão (MDB-SP).
Questionado pelo Congresso em Foco sobre o que o eleitor pode esperar de seu mandato, João Cury Neto respondeu: "Meu desejo é contribuir nas pautas municipalistas, educação, habitação e desenvolvimento urbano".
Geovânia de Sá (PSDB-SC)
[caption id="attachment_610555" align="alignnone" width="640"]
Geovânia de Sá (PSDB-SC) vai substituir Cármen Zanotto (Cidadania-SC). Foto: Câmara dos Deputados[/caption]
A ex-deputada Geovânia de Sá retorna à Câmara dos Deputados como titular, após não se reeleger nas eleições de 2022. Antes foi secretária de Saúde e vereadora de Criciúma. Em 2014 foi eleita deputada federal e foi reeleita em 2018. Em 2022, teve 84 mil votos e ficou como suplente. Inclusive, nesta legislatura assumiu interinamente o lugar de Carmen Zanotto (Cidadania), que foi nomeada secretária de Saúde em Santa Catarina.
Durante o julgamento para manter a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle, Geovânia fez parte dos 129 parlamentares que apoiaram a soltura. "Meu compromisso com as pautas em defesa da vida, da família e dos valores que sustentam nosso país permanece firme", disse em publicação nas redes sociais um dia após as eleições municipais que a confirmaram como deputada.
Ivan Júnior (União Brasil-MA)
[caption id="attachment_610556" align="alignnone" width="900"]
Ivan Júnior (União Brasil-MA). Foto: Reprodução/TV Mirante[/caption]
Segundo suplente do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, Ivan Júnior assume no lugar de Dr. Benjamin (União Brasil-BA). O advogado e líder comunitário recebeu no pleito de 2022 6.647 votos. Neste ano, Ivan Júnior se candidatou a vereador de São Luís, no entanto, recebeu 1.967 votos e também ficou com a suplência.
José Adriano (PP-AC)
[caption id="attachment_610557" align="alignnone" width="900"]
José Adriano (PP-AC), presidente da Fieac, assume no lugar de Gerlen Diniz. Foto: Reprodução/Instagram[/caption]
Presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano é primeiro suplente do Progressistas no estado. Após a vitória de Gerlen Diniz (PP-AC) para prefeitura de Sena Madureira, o empresário, que recebeu 10.623 votos no pleito de 2022, assumirá a cadeira na Câmara. Nas eleições de 2018, também tentou a vaga. À época pelo PDT, recebeu 6.258 votos e não foi eleito.
Pastor Cláudio Mariano (União Brasil-PA)
[caption id="attachment_610558" align="alignnone" width="498"]
Pastor Cláudio Mariano (União Brasil-MA) ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino. Foto: Reprodução/Instagram[/caption]
Segundo suplente do ministro do Turismo, Celso Sabino, o Pastor Cláudio Mariano vai assumir a vaga do primeiro suplente Hélio Leite (União Brasil-PA) , eleito prefeito em Castanhal. Atualmente é vice-prefeito do município de Sapucaia (PA), onde Wilton Leite (MDB) foi reeleito em candidatura única à prefeitura. Nas eleições de 2022, recebeu 10.017 votos.
Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ)
[caption id="attachment_610560" align="alignnone" width="900"]
Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) entra no lugar de Washington Quaquá (PT-RJ). Foto: Cofen[/caption]
Três vezes deputada estadual pelo Rio de Janeiro, Enfermeira Rejane vai assumir a cadeira de deputada federal no lugar de Washington Quaquá (PT-RJ). No exercício parlamentar na Assembleia de Estado do Rio de Janeiro, onde ficou de 2011 a 2023, foi vice-presidente da Comissão de Saúde durante 2021 e 2022. Em 2015, foi uma das 65 parlamentares, dos 70 da Casa que endossaram a nomeação de Domingos Brazão para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Recebeu, em 2022, 38.322 votos.
Rodrigo da Zaeli (PL-MT)
[caption id="attachment_610562" align="alignnone" width="900"]
Abilio Brunini (PL-MT) ao lado do suplente Rodrigo da Zaeli (PL-MT). Foto: Reprodução/Instagram[/caption]
Empresário e conhecido por vender mercadorias pelo Mato Grosso Rodrigo da Zaeli foi vereador do município de Rondonópolis de 2013 a 2020. No período, foi presidente da Câmara Municipal de 2017 a 2018. Com a eleição de Abílio Brunini (PL-MT) para prefeitura de Cuiabá, Rodrigo vai assumir a cadeira na Câmara dos Deputados. Em 2022, recebeu 6.965 votos e se sagrou segundo suplente do PL. O primeiro suplente, Nelson Barbudo, assumiu em maio deste ano, após a morte de Amália Barros.
Carla Dickson (União Brasil-RN)
[caption id="attachment_610564" align="alignnone" width="800"]
Carla Dickson (União Brasil-RN) assume a vaga deixada pelo recém eleito prefeito de Natal, Paulinho Freire. Foto: Ascom/MCTI[/caption]
Ex-vereadora de Natal, de 2017 a 2020, e ex-deputada federal, Carla Dickson vai assumir a cadeira deixada por Paulinho Freire (União Brasil-RN), eleito prefeito da capital potiguar. A atividade parlamentar de Carla na Casa começou em 2020 após assumir a vaga de Fábio Faria, nomeado ministro das Comunicações na gestão Bolsonaro. Autora de 59 projetos de lei, teve 15 propostas aprovadas, incluindo a instituição do Agosto Lilás como mês de proteção à mulher. Nas eleições de 2022, recebeu 43.191 votos.
Ribamar Antonio da Silva (PSD-SP)
[caption id="attachment_610565" align="alignnone" width="800"]
Ribamar Silva (PSD-SP) entra no lugar de Ricardo Silva (PSD-SP). Foto: Câmara Municipal de Osasco" width="800" height="445" /> Ribamar Silva (PSD-SP) entra no lugar de Ricardo Silva (PSD-SP). Foto: Câmara Municipal de Osasco[/caption]
Atual vereador de Osasco, Ribamar Silva está na Câmara Municipal do município desde 2017 e foi duas vezes presidente da Comissão Mista de Orçamento. O parlamentar chega à Câmara dos Deputados, após a vitória de Ricardo Silva (PSD-SP) na prefeitura de Ribeirão Preto. Nas eleições de 2022, teve 65.219 votos.
Tags
Temas
LEIA MAIS
Congresso Nacional
Davi quer identificar autores de ataques "Congresso inimigo do povo"
Voto Restrito
Crimes contra democracia
Zé Trovão quer revogar crime de golpe e ataque ao processo eleitoral