Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Mario Coelho
8/11/2012 16:20
[fotografo]José Cruz/ABr[/fotografo][/caption]O ministro Teori Zavascki vai tomar posse no Supremo Tribunal Federal (STF) em 29 de novembro. Ele assume a vaga aberta com a aposentadoria compulsória de Cezar Peluso, que deixou a corte no fim de agosto, quando estava a dias da aposentadoria compulsória. Após aprovação da sua indicação com a sabatina no Senado, seu nome foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 1º de novembro. A posse, cuja data foi confirmada ontem, está marcada para às 16h30 e será conduzida pelo próximo presidente do STF, Joaquim Barbosa.
Teori Zavascki é o novo ministro do STF
Professor e magistrado, o catarinense de Faxinal dos Guedes compõe o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde março de 2003. Tem 64 anos e é especialista em Direito Processual Civil. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma instituição de ensino na qual fez mestrado e doutorado. Começou a carreira como advogado em Porto Alegre, tendo inclusive trabalhado para o Banco Central.
Em 1987, começou a lecionar na UFRGS. Dois anos depois, foi indicado para ocupar uma cadeira no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com jurisdição nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Ficou no TRF 4 até 2003, quando foi indicado pelo ex-presidente Lula para compor o STJ. Nos últimos dois anos no tribunal regional, presidiu a corte. É considerado pelos colegas um teórico com perfil discreto.
Leia também:
Zavascki: CPI não pode convocar ministros do STF e PGR
Teori: recurso à OEA é incompatível com a Constituição
Dilma indica ministro do STJ para substituir Peluso no STFTemas