Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/4/2014 | Atualizado às 20:00
[fotografo]Fábio Pozzebom/ABr[/fotografo][/caption]O requerimento de criação da CPI da Petrobras, para investigação de denúncias de irregularidades na estatal, foi lido nesta terça-feira (1º) no plenário do Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que o documento tem número suficiente de assinaturas e que a comissão vai ser instalada.
No entanto, após a leitura do requerimento, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou questão de ordem à mesa diretora do Senado pedindo a impugnação da comissão. Ela alegou que o pedido da criação da CPI, formulado pela oposição, não tem "fato determinado", obrigatório para uma comissão de inquérito ser instalada.
O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), rebateu citando que outras CPIs já ocorreram com base em fatores semelhantes aos apresentados no requerimento lido hoje. Ele observou que é prerrogativa do Congresso fazer a investigação parlamentar diante das graves denúncias de irregularidades na empresa, que tem como principal acionista a União.
Renan disse que a mesa diretora responderá à questão de ordem na sessão de amanhã (2). (Com Agência Brasil)
Leia mais sobre Petrobras
Nosso jornalismo precisa da sua assinatura
Temas
Povos tradicionais
Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais