Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Servidora do Senado vai ao Jô e é exonerada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Servidora do Senado vai ao Jô e é exonerada

Congresso em Foco

12/4/2011 6:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

A diretora da Secretaria de Taquigrafia do Senado (STAQ), Denise Ortega de Baère, perdeu o cargo de chefia depois de ter comparecido ao Programa do Jô, na Rede Globo. A entrevista ocorreu em 29 de março, quando Denise, acompanhada de uma taquigrafa da Casa, conversou com o apresentador Jô Soares sobre a rotina do órgão, entre outros assuntos (assista ao vídeo da entrevista abaixo).

Há 16 anos no posto, Denise confirmou ao Congresso em Foco a demissão do posto de chefia, embora sua exoneração ainda não tenha sido formalizada nesta terça-feira (12) no Boletim Administrativo Eletrônico de Pessoal (uma edição suplementar deve registrar a decisão ainda hoje). Ela disse que o pedido de demissão chegou ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que tem projeção sobre as decisões administrativas. Até a publicação desta matéria seu nome ainda estava incluído entre os 45 diretores declarados pela Casa na página eletrônica institucional. Na verdade, o número de postos de direção é outro (mais de 200), como este site mostrou por duas vezes (leia aqui e aqui). 

Como funciona

À primeira vista, Denise nada disse a Jô Soares que pudesse manchar a imagem do Senado. Ao contrário, ela explica como funciona o serviço de taquigrafia, que registra tudo o que é dito pelos senadores e torna rapidamente disponíveis seus discursos e outras manifestações. Ela inicia a entrevista informando que já foram 100 os taquígrafos sob seu comando, mas ?atualmente, com as aposentadorias, chegam a 77 os taquígrafos propriamente ditos, porque tem alguns que eu retirei para assumirem direções?. ?Porque abaixo de mim, tem quatro subsecretarias?, acrescentou a servidora. ?Como é que funciona isso??, quis saber Jô Soares.

?Por que é um corpo muito grande de funcionários. Então, nós temos a primeira etapa, que são os taquígrafos que fazem o primeiro apanhamento, que ficam de dois em dois minutos no Plenário [do Senado]...?, explicou a servidora, que interrompeu a descrição das tarefas para dizer que, a cada início de legislatura, tem de explicar aos novos senadores por que existem duas mesas reservadas à taquigrafia no plenário, uma em cada canto abaixo da Mesa Diretora.

?Eu explico: ?senador, essa mesa do lado direito são os taquígrafos do apanhamento, que registram dois minutos [de falas e discursos]. E os da mesa esquerda são os taquígrafos revisores, que ficam 10 minutos. E cada taquígrafo revisor cobre cinco taquígrafos. Toda vez eu explico isso, porque ninguém sabe o que é taquigrafia?, disse Denise.

?Tem um que cobre cinco??, brincou Jô, ironicamente apimentando a conversa. ?Um que cobre cinco, Jô...?, rebateu a servidora, percebendo o gracejo. ?[Cobre] de respeito?, emendou o apresentador, sob risadas da plateia e da própria Denise. Que, encerrada a piada, filosofou: ?Eu sempre falo: a taquigrafia é o sustentáculo da história do Parlamento brasileiro. E digo mais: é a perpetuadora dos registros da vida política, econômica e social desta nação. Isso é taquígrafo, Jô, porque ninguém sabe o que a gente é.?

Confira a íntegra da entrevista:


Apesar de ter sido exonerada, Denise permanece nos quadros do Senado ? ela é servidora efetiva lotada como analista legislativa desde 25 de novembro de 1982.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (SECS), a demissão faz parte de uma ?adequação administrativa? imprimida pelo Senado e capitaneada pela nova diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto. Segundo a assessoria, ?não há novidade? no remanejamento de postos de chefia, até porque uma nova gestão administrativa (leia mais) está em curso sob o comando de Doris, ex-diretora de Recursos Humanos do Senado.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PPS entra com ação para evitar debandada

Mais novos colunistas no Congresso em Foco

Jantar celebra novos colunistas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES