Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Servidora do Senado vai ao Jô e é exonerada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Servidora do Senado vai ao Jô e é exonerada

Congresso em Foco

12/4/2011 6:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

A diretora da Secretaria de Taquigrafia do Senado (STAQ), Denise Ortega de Baère, perdeu o cargo de chefia depois de ter comparecido ao Programa do Jô, na Rede Globo. A entrevista ocorreu em 29 de março, quando Denise, acompanhada de uma taquigrafa da Casa, conversou com o apresentador Jô Soares sobre a rotina do órgão, entre outros assuntos (assista ao vídeo da entrevista abaixo).

Há 16 anos no posto, Denise confirmou ao Congresso em Foco a demissão do posto de chefia, embora sua exoneração ainda não tenha sido formalizada nesta terça-feira (12) no Boletim Administrativo Eletrônico de Pessoal (uma edição suplementar deve registrar a decisão ainda hoje). Ela disse que o pedido de demissão chegou ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que tem projeção sobre as decisões administrativas. Até a publicação desta matéria seu nome ainda estava incluído entre os 45 diretores declarados pela Casa na página eletrônica institucional. Na verdade, o número de postos de direção é outro (mais de 200), como este site mostrou por duas vezes (leia aqui e aqui). 

Como funciona

À primeira vista, Denise nada disse a Jô Soares que pudesse manchar a imagem do Senado. Ao contrário, ela explica como funciona o serviço de taquigrafia, que registra tudo o que é dito pelos senadores e torna rapidamente disponíveis seus discursos e outras manifestações. Ela inicia a entrevista informando que já foram 100 os taquígrafos sob seu comando, mas ?atualmente, com as aposentadorias, chegam a 77 os taquígrafos propriamente ditos, porque tem alguns que eu retirei para assumirem direções?. ?Porque abaixo de mim, tem quatro subsecretarias?, acrescentou a servidora. ?Como é que funciona isso??, quis saber Jô Soares.

?Por que é um corpo muito grande de funcionários. Então, nós temos a primeira etapa, que são os taquígrafos que fazem o primeiro apanhamento, que ficam de dois em dois minutos no Plenário [do Senado]...?, explicou a servidora, que interrompeu a descrição das tarefas para dizer que, a cada início de legislatura, tem de explicar aos novos senadores por que existem duas mesas reservadas à taquigrafia no plenário, uma em cada canto abaixo da Mesa Diretora.

?Eu explico: ?senador, essa mesa do lado direito são os taquígrafos do apanhamento, que registram dois minutos [de falas e discursos]. E os da mesa esquerda são os taquígrafos revisores, que ficam 10 minutos. E cada taquígrafo revisor cobre cinco taquígrafos. Toda vez eu explico isso, porque ninguém sabe o que é taquigrafia?, disse Denise.

?Tem um que cobre cinco??, brincou Jô, ironicamente apimentando a conversa. ?Um que cobre cinco, Jô...?, rebateu a servidora, percebendo o gracejo. ?[Cobre] de respeito?, emendou o apresentador, sob risadas da plateia e da própria Denise. Que, encerrada a piada, filosofou: ?Eu sempre falo: a taquigrafia é o sustentáculo da história do Parlamento brasileiro. E digo mais: é a perpetuadora dos registros da vida política, econômica e social desta nação. Isso é taquígrafo, Jô, porque ninguém sabe o que a gente é.?

Confira a íntegra da entrevista:


Apesar de ter sido exonerada, Denise permanece nos quadros do Senado ? ela é servidora efetiva lotada como analista legislativa desde 25 de novembro de 1982.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (SECS), a demissão faz parte de uma ?adequação administrativa? imprimida pelo Senado e capitaneada pela nova diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto. Segundo a assessoria, ?não há novidade? no remanejamento de postos de chefia, até porque uma nova gestão administrativa (leia mais) está em curso sob o comando de Doris, ex-diretora de Recursos Humanos do Senado.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PPS entra com ação para evitar debandada

Mais novos colunistas no Congresso em Foco

Jantar celebra novos colunistas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES