Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Agricultura lança duas frentes parlamentares

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Agricultura lança duas frentes parlamentares

Congresso em Foco

15/3/2011 9:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

Representantes da agricultura relançaram nesta terça-feira (15) duas frentes parlamentares para representar o setor. Divididos em Frente Parlamentar da Agropecuária e Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputados participaram da nova instalação dos grupos de representatividade da agricultura e pecuária no Congresso.

No evento de relançamento da Frente da Agropecuária, presidida pelo deputado ruralista Moreira Mendes (PPS-RO), os parlamentares aproveitaram a oportunidade para discutir a proposta de criação do novo Código Florestal. Na ocasião, o autor do polêmico projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), defendeu a aprovação imediata da proposta.

?Todo mundo já tem posição sobre isso. Adiar a votação por quê? Para não dar solução à questão? Não acho isso razoável?, disse Aldo, defendendo a votação do projeto em plenário no mês de abril.

A proposta do novo código não tem consenso. Na tarde de hoje, o presidente da Câmara assinou um ato de criação de uma câmara de negociações, para debater pontos polêmicos do projeto e buscar acordo. O grupo será formado por representantes dos ruralistas, da agricultura familiar, de ambientalistas, da base do governo e da minoria e presidido pelo primeiro secretário da Mesa, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). Os prazos ainda não foram estipulados.

Agricultura familiar

No evento da recriação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, representantes de entidades ligadas a pequenos agricultores ? como Contag, Fetraf e Via Campesina ? defenderam o tratamento diferenciado para agricultores familiares. Por lei, agricultura familiar se diferencia da chamada agricultura comercial. Segundo a Lei 11.326/2006, entre outras coisas, o agricultor familiar utiliza predominantemente mão-de-obra da própria família nas atividades econômicas.

?Dada a importância da agricultura familiar para o Brasil, é fundamental que o Congresso Nacional esteja permanentemente atento às suas necessidades e debatendo os temas de interesse dos agricultores e das organizações que representam o setor?, defendeu o coordenador provisório da frente, deputado Assis do Couto (PT-PR).

A frente da agricultura familiar é formada por 223 parlamentares. Muitos deles participam também da frente da agropecuária, composta por 268 parlamentares. Membro das duas frentes, o ex-ministro da Agricultura e deputado Reinhold Stephanes (PMDB-SC) criticou a criação de duas frentes. Para ele, a agricultura é uma só e deveria ser tratada com unidade.

?Existe apenas uma agricultura, onde se têm pequenos, médios e grandes e onde se tem agricultura de subsistência e agricultura comercial. Essa ideia de que agricultor familiar só produz alimentos e não participa da agricultura comercial é irreal?, afirmou. ?Eu que sou nascido na agricultura, trabalhei 10 anos no Ministério da Agricultura, fui o presidente da comissão que implantou o Incra e fui secretario de agricultura de um estado, não saberia identificar a diferença entre uma e outra?, disse Stephanes.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Nos jornais: Acidente reativa debate em torno da opção brasileira

Senado arquiva MP que pune violação de dado sigiloso

Professores pressionam por julgamento do piso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES