Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/7/2014 | Atualizado 1/8/2014 às 6:42
O decreto referente à aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi publicado nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União. Em sua última sessão como presidente da corte, no último dia 1º de julho, Joaquim disse que estava deixando o STF com a "alma leve" e sem interesse em seguir a carreira política.
Em maio, Joaquim anunciou a aposentadoria. Ele ocupou o posto de ministro por 11 anos. Com 59 anos, ele poderia continuar no STF até a aposentadoria compulsória, em 2024, quando completará 70 anos.
Indicado pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Joaquim Barbosa foi o primeiro negro a assumir a presidência do Supremo. Atuou como relator do processo do mensalão do PT. O decreto da aposentadoria foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff (PT) e pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).
A eleição do novo presidente do tribunal está marcada para amanhã (1º). Pela tradição do órgão, os ministros devem escolher o atual vice-presidente, Ricardo Lewandowski, por ser o integrante mais antigo que ainda não presidiu o colegiado.
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
LEIA MAIS
FRAUDE NAS APOSENTADORIAS
Oposição diz ter alcançado assinaturas necessárias para a CPI do INSS
DESVIO BILIONÁRIO
Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski
Data comemorativa
Câmara Municipal do Rio de Janeiro institui "Dia da Cegonha Reborn"
SUCESSOR DE FRANCISCO
HABEMUS PAPAM
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Deputado estadual pede impeachment de Lula por omissão no INSS