Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova texto-base da DRU em 2º turno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara aprova texto-base da DRU em 2º turno

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Mariana Haubert

22/11/2011 | Atualizado às 21:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_56650" align="alignleft" width="319" caption="Negociação comandada por Marco Maia fez com que oposição saísse da tática de obstrução e permitisse a votação do texto-base da DRU - Brizza Cavalcante/Câmara"][/caption] Deputados da oposição cederam aos apelos do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e concordaram em votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 31 de dezembro de 2015. Com a decisão, o texto principal da DRU (PEC 61/2011) foi aprovado com 364 votos favoráveis, 61 contrários e apenas duas abstenções. Os deputados continuam reunidos para analisar cinco destaques que podem modificar o conteúdo do texto final.
A DRU é um mecanismo que permite ao Executivo gastar livremente 20% das receitas orçamentárias, sem os vínculos das despesas obrigatórias. O dispositivo vence no dia 31 de dezembro deste ano. A proposta segue para o Senado, onde ainda precisa ser analisada em dois turnos, com intervalo de cinco sessões deliberativas entre eles, para a prorrogação entrar em vigor. Até o início da votação de hoje (23), a estratégia da oposição era fazer obstrução e criar o máximo de dificuldades ao governo na aprovação. Mas a perspectiva de uma nova noite insone, Da Vitoria final do governo apesar da obstrução e um aceno feito por acordo para a votação da PEC 29, que destina recursos para a saúde, arrefeceu os ânimos da oposição em manter a tática protelatória.
Sensíveis às reclamações de servidores, assessores e até mesmo de deputados da própria oposição, que não queriam estender a sessão até a madrugada - como aconteceu na votação do primeiro turno da proposta, em 9 de novembro -, lideranças oposicionistas desistiram de apresentar requerimentos que visavam atrasar o início da votação. Na ocasião, parlamentares da base queriam realizar o segundo turno de votação no mesmo dia, mas a oposição ameaçou recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o prazo regimental de cinco sessões fosse respeitado. A estimativa exposta no Projeto de Lei do Orçamento de 2012 é que, caso seja aprovada, a DRU liberará cerca de R$ 62,7 bilhões ao Executivo. O mecanismo, criado em 1994 no governo Itamar Franco e prorrogado até hoje, é tido pelo governo como prioridade número um até o fim do ano. O Planalto alega que a liberação de receita é fundamental para evitar os efeitos negativos da crise econômica mundial, bem como dar prosseguimento a programas sociais como o PAC.
Colaborou Fábio Góis
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Oposição quer PEC 29 em troca da DRU

Congresso em Foco bate recorde de audiência

Jornais: Sarney faz consultoria de imagem com verba pública

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES