Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/12/2010 14:09
Renata CamargoA Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (1º) um projeto de lei que amplia os atendimentos obrigatórios a serem cobertos por planos de saúde para crianças e adolescentes. De acordo com a proposta, aprovada em caráter terminativo, ações preventivas e educativas passarão a ser objeto de atendimentos a serem oferecidos por planos e seguros de saúde e pelas cooperativas médicas.
De autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), o PLS 228/08 institui uma política de assistência à saúde da criança e do adolescente no âmbito do Sistema de Saúde Suplementar. Entre os atendimentos a serem incluídos na cobertura dos planos de saúde, estão as medidas preventivas para evitar problemas que interfirem no crescimento e desenvolvimento do jovem.
"O presente projeto de lei representará um ganho econômico indiscutível
para o SUS, para as operadoras da saúde suplementar. O impacto na redução de internações hospitalares e na utilização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos significará grande economia de recursos financeiros", justificou a autora.
Segundo a proposta, as ações e procedimentos serão estabelecidos em protocolos clínico-terapêuticos elaborados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, com aval obrigatório da Sociedade Brasileira de Pediatria. Os atendimentos médicos serão feitos por especialistas em pediatria.
"O tratamento dado à pediatria pelas operadoras de planos de saúde deve ser revisto, valorizando a atuação clínico-ambulatorial do pediatra, a fim de viabilizar o exercício profissional digno e o atendimento adequado às crianças e aos adolescentes", afirmou a relatora da matéria, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).
Veja a íntegra do projeto
Leia o relatório aprovado na CAS
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA