Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Nada acertado sobre Câmara, diz Vaccarezza

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Nada acertado sobre Câmara, diz Vaccarezza

Congresso em Foco

26/11/2010 19:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_38049" align="alignleft" width="300" caption="Vaccarezza à TV Congresso em Foco: muita conversa ainda terá que ser feita para definir quem ficará com a presidência da Câmara"]Vaccarezza à TV Congresso em Foco: muita conversa ainda terá que ser feita para definir quem ficará com a presidência da Câmara[/caption]

Rudolfo Lago e Renata Camargo
Daqui até fevereiro, ainda haverá muita briga entre o PT e o PMDB pelo comando da Câmara no ano que vem. Quem admite é o próprio líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), um dos aspirantes ao posto de comando, em entrevista exclusiva à TV Congresso em Foco. Segundo Vaccarezza, muito ainda terá de ser conversado daqui até fevereiro, quando a Câmara escolherá seu novo presidente, terminado o mandato de Michel Temer (PMDB-SP), eleito vice-presidente da República.
Embora tenha eleito a maior bancada na Câmara (88 deputados), o PT não conseguiu ainda fazer os acertos para ficar com o cargo. Ainda que tanto a Câmara como o Senado busquem fazer uma divisão proporcional dos cargos da Mesa Diretora, esses cargos são preenchidos em eleições feitas um dia antes do primeiro dia de sessão legislativa. E já houve vezes em que a disputa, ou algum outro acerto, fez com que a presidência ficasse com alguém que não pertencia à maior bancada.

Agora, o comando da Câmara entrou no jogo da disputa de poder entre o PMDB e o PT pela hegemonia política no país. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) ambiciona também a presidência da Câmara e pode empanar a pretensão do PT, que tem Cândido Vaccarezza como seu principal candidato (também sonham com o cargo os deputados petistas Arlindo Chinaglia (SP), João Paulo Cunha (SP) e Marco Maia, do Rio Grande do Sul). 

De saída, o PMDB tentou formar um bloco com outros partidos para ultrapassar o PT e também reivindicar o posto pelo critério da proporcionalidade.  O governo trabalhou para evitar a formalização do chamado "blocão", mas isso não significa, Vaccarezza deixa claro, que os problemas com o PMDB estão resolvidos.

A entrevista de Vaccarezza foi dada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco. O líder do governo foi um dos parlamentares distinguidos, na escolha dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e dos leitores que votaram pela internet. Na primeira parte da entrevista, Vaccarezza falou sobre o prêmio, que para ele é "um estímulo à boa política".

Veja o trecho da entrevista em que Vaccarezza fala sobre o Prêmio Congresso em Foco:



Em seguida, em resposta à pergunta da repórter Renata Camargo, Vaccarezza fala sobre a disputa pela Câmara. Ele garante que a ameaça do blocão foi debelada. "O blocão é página virada", afirmou. Mas completa que está longe de estar resolvido o problema de quem presidirá a Câmara. "Isso é outra coisa. Eleição é em fevereiro. Haverá muita conversa até lá", afirma.

Veja a segunda parte da entrevista de Vaccarezza à TV Congresso em Foco:




Leia ainda:

Galeria de fotos do Prêmio Congresso em Foco

Prêmio celebra os melhores do Congresso

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Congresso em Foco Vídeos Mídia

LEIA MAIS

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara aprova urgência para votação do "ECA digital"

GOVERNO

Com denúncia de Felca, Lula acelera regulamentação das redes

JUSTIÇA

Em 2018, Lula também foi proibido pelo STF de dar entrevistas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

2

JUDICIÁRIO

Dino veda ações de estados e municípios em tribunais estrangeiros

3

JUDICIÁRIO

Decisão de Dino pode proteger Moraes contra sanções dos EUA; entenda

4

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira

5

JUSTIÇA ELEITORAL

STF suspende julgamento sobre limite da inelegibilidade

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES