Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CCJ do Senado aprova a PEC da Felicidade

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CCJ do Senado aprova a PEC da Felicidade

Congresso em Foco

10/11/2010 11:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rudolfo Lago e Renata Camargo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) a chamada PEC da Felicidade. A proposta de emenda constitucional estabelece que os direitos previstos na Constituição são fundamentais para a busca da felicidade. O texto ainda precisa ser examinado pelo Plenário, em dois turnos, antes de ser enviado à Câmara.

"O projeto procura estabelecer as condições para que o Estado atenda a um direito consagrado no artigo 6º da Constituição. Essa questão de felicidade é complicada, mas como a matéria é consenso, o parecer é pela aprovação com emenda de redação", afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que assumiu a relatoria na ausência do relator, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

De acordo com o texto original, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), os direitos à educação, saúde, alimentação, moradia e outros direitos sociais passam a ser considerados "essenciais à busca da felicidade". Em seu relatório, Arthur Virgílio, propôs uma mudança na redação por entender que a proposta original tratava os direitos sociais como "acessórios e instrumentais" à busca da felicidade.

De acordo com a versão aprovada, a Constituição será alterada no artigo 6º para "direcionar os direitos sociais à realização da felicidade individual e coletiva". Veja a íntegra do texto aprovado.

"Temos para nós, por isso, a necessidade de alteração da ementa. Superado esse ponto, cremos que os méritos da proposição justificam seu acolhimento, em harmonia com as novas concepções das finalidades sociais e estatais direcionadas ao indivíduo e à coletividade", disse Virgílio em seu relatório. A PEC da Felicidade segue agora para votação em plenário, antes de ser apreciada pela Câmara.

Desenvolvimento

A modificação é uma tentativa de reforço para a concretização desses direitos. De forma menos abstrata, passa-se a considerar que aqueles que não conseguiram acesso a esses direitos fundamentais não têm as condições mínimas para gozarem de felicidade. Essa é uma tendência moderna de se enxergar indicadores de um país, defendida pela Organização das Nações Unidas. Por essa tendência, estabelece-se que o desenvolvimento de um país se dá pelo grau de felicidade e satisfação de seus cidadãos.

A PEC da Felicidade é uma iniciativa do Movimento Mais Feliz e visa reforçar direitos e garantias já previstos na Constituição. "Mais do que ter previsto na Constituição que tais direitos são deveres de nosso Estado, queremos fazer com que ele assuma a responsabilidade por oferecer condições básicas para que seus cidadãos busquem a felicidade com dignidade, a partir de um ponto onde todos são iguais e têm as mesmas oportunidades para partir rumo a essa busca; a felicidade como norteadora de políticas públicas", considera Mauro Motoryn, idealizador do Movimento Mais Feliz.

Ao mesmo tempo em que tramita no Senado a PEC de Cristovam Buarque, proposta idêntica tramita na Câmara. Na Câmara, a PEC, com o mesmo teor, é de autoria da deputada Manuela d´Ávila (PCdoB-RS).

Leia tudo sobre a PEC da Felicidade e o Movimento + Feliz

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Feliz

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

Indicações

Comissão de Infraestrutura recebe relatório de 16 candidatos

Congresso

Câmara aprova horário especial para provas por motivo religioso

Crítica

Girão volta à tribuna para pedir impeachment de Alexandre de Moraes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

4

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

5

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES