Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Irmãos Donadon têm candidatura negada em Rondônia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Irmãos Donadon têm candidatura negada em Rondônia

Congresso em Foco

3/8/2010 22:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Dois irmãos da família Donadon tiveram a candidatura negada em Rondônia por conta da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) nesta terça-feira (3). Marcos Antônio e Natan Donadon tiveram os registros contestados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por terem condenações judiciais. As decisões unânimes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) cabem recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, o TRE-RO já negou seis candidaturas com base na Ficha Limpa.

De acordo com informações da corte eleitoral, Marcos Antonio Donadon, candidato à deputado estadual, foi condenado em decisão colegiada pelo Tribunal de Justiça (TJRO) pela prática dos crimes de formação de quadrilha, supressão de documentos e peculato. Ainda, em outra decisão, confirmada em segunda instância, ele foi condenado à suspensão de seus direitos políticos por ato doloso de improbidade administrativa, que resultou em enriquecimento ilícito e lesão ao erário.

Assim como o irmão, Natan Donadon (PMDB) também tem duas condenações judiciais proferidas pelo TJRO. Na primeira, dada em 2008 pela Justiça, ele e o irmão acabaram condenados por improbidade administrativa por fatos ocorridos entre 1998 e 1999. Segundo o TRE-RO, eles forjaram folhas paralelas de pagamento com nomes e valores destinados a funcionários fantasmas da Assembléia Legislativa de Rondônia. Natan exercia o cargo de diretor financeiro da instituição e um empregado de sua fazenda era um "laranja" e titular de uma conta bancária que recebia os recursos desviados. O esquema, segundo o tribunal, resultou no desvio de aproximados R$ 3.387.848,08.

A segunda condenação judicial colegiada de Natan Donadon foi pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Os fatos são os mesmos que levaram à sua condenação por ato de improbidade administrativa. A defesa do candidato argumentou que a Lei da Ficha Limpa é inconstitucional por ofender os "princípios da presunção de inocência, legalidade e anualidade". Além disso, disseram que a nova regra agride o "ato jurídico perfeito e direito adquirido".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010 fichalimpa

Temas

Reportagem Corrupção País

LEIA MAIS

Senado aprova 30 horas semanais ao assistente social

PEC da Felicidade deve ser protocolada nesta quarta

Câmara adia para esta quarta votação da PEC 300

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Bolsonaro preso

Após Bolsonaro, deputados querem avaliação médica a todos na Papuda

2

Embargos

Bolsonaro ainda pode tentar novo recurso ao STF? Entenda

3

Judiciário

1ª Turma do STF forma maioria para negar recurso de Bolsonaro

4

Judiciário

Dino acompanha Moraes e vota por rejeitar recurso de Bolsonaro no STF

5

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa a julgar recurso de Bolsonaro contra pena de 27 anos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES