Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Irmãos Donadon têm candidatura negada em Rondônia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Irmãos Donadon têm candidatura negada em Rondônia

Congresso em Foco

3/8/2010 22:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Dois irmãos da família Donadon tiveram a candidatura negada em Rondônia por conta da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) nesta terça-feira (3). Marcos Antônio e Natan Donadon tiveram os registros contestados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por terem condenações judiciais. As decisões unânimes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) cabem recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, o TRE-RO já negou seis candidaturas com base na Ficha Limpa.

De acordo com informações da corte eleitoral, Marcos Antonio Donadon, candidato à deputado estadual, foi condenado em decisão colegiada pelo Tribunal de Justiça (TJRO) pela prática dos crimes de formação de quadrilha, supressão de documentos e peculato. Ainda, em outra decisão, confirmada em segunda instância, ele foi condenado à suspensão de seus direitos políticos por ato doloso de improbidade administrativa, que resultou em enriquecimento ilícito e lesão ao erário.

Assim como o irmão, Natan Donadon (PMDB) também tem duas condenações judiciais proferidas pelo TJRO. Na primeira, dada em 2008 pela Justiça, ele e o irmão acabaram condenados por improbidade administrativa por fatos ocorridos entre 1998 e 1999. Segundo o TRE-RO, eles forjaram folhas paralelas de pagamento com nomes e valores destinados a funcionários fantasmas da Assembléia Legislativa de Rondônia. Natan exercia o cargo de diretor financeiro da instituição e um empregado de sua fazenda era um "laranja" e titular de uma conta bancária que recebia os recursos desviados. O esquema, segundo o tribunal, resultou no desvio de aproximados R$ 3.387.848,08.

A segunda condenação judicial colegiada de Natan Donadon foi pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Os fatos são os mesmos que levaram à sua condenação por ato de improbidade administrativa. A defesa do candidato argumentou que a Lei da Ficha Limpa é inconstitucional por ofender os "princípios da presunção de inocência, legalidade e anualidade". Além disso, disseram que a nova regra agride o "ato jurídico perfeito e direito adquirido".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010 fichalimpa

Temas

Reportagem Corrupção País

LEIA MAIS

Combate à corrupção

Projeto prevê até 30 anos de prisão por desvio na saúde e educação

TRANSPORTE

TJ/SP derruba proibição de mototaxi e motoapps na capital paulista

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Dino pede que PF investigue ameaças após voto

2

Julgamento do Golpe

"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper

3

Judiciário

Veja como foi 3º dia de julgamento do núcleo crucial do golpe

4

JUDICIÁRIO

Veja como foi o 4º dia de julgamento do núcleo crucial do golpe

5

INTERNACIONAL

EUA diz que Trump usaria poder econômico e militar pró-Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES