Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. O primeiro grande teste de Dilma

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

O primeiro grande teste de Dilma

Congresso em Foco

16/7/2010 16:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37684" align="alignleft" width="300" caption=""][/caption]

Roseann Kennedy

A presidenciável Dilma Roussef enfrenta hoje (16) o primeiro grande teste de popularidade de sua campanha. Fará comício no Rio de Janeiro, no qual a expectativa da organização é reunir mais de 50 mil pessoas. Um evento em que será possível verificar até que ponto as aulas de media training, os exercícios de fonoaudióloga e toda orientação sobre a postura da candidata estão gerando o efeito esperado pela campanha.

Mas Dilma ainda não vai caminhar sozinha. Estará amparada no presidente Lula, que fará uma pausa nos compromissos oficiais para participar do evento, assumindo definitivamente o papel de principal cabo eleitoral da candidata petista.
 
Pausa, aliás, polêmica. Porque sempre ficam indagações como: um presidente tem horário de expediente? Deixa de ser presidente apenas por colocar na agenda que está em compromisso privado?

De toda forma, a legislação eleitoral permite essa participação e, pelo menos nos fins de semana, nas programações noturnas, fora da agenda oficial, o presidente Lula poderá participar de comícios, carreatas, caminhadas e pedir voto abertamente para a petista.
 
Nesses casos, poderá usar e abusar de sua verborragia, sem precisar fazer nenhum acinte à Justiça Eleitoral, como vem ocorrendo desde a pré-campanha, o que já lhe rendeu várias multas. Estará autorizado a falar de sua candidata sem cair num desrespeito como o verificado esta semana, quando em frente ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, num evento público, rasgou elogios à ex-ministra.
 
Com a campanha nas ruas, a preocupação petista agora é alavancar a candidata nas pesquisas de intenção de voto para tentar iniciar o período de propaganda eleitoral gratuita à frente do principal adversário, José Serra (PSDB) e não em situação de empate.

Risco de o presidente Lula ofuscar a candidata no palanque há, mas não é esse constrangimento o que mais preocupa a equipe da campanha presidencial do PT. Não há nenhum constrangimento em fazer de Lula a estrela do palanque, desde que se garanta que o reflexo será para iluminar Dilma Roussef. 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Expulso de partido deputado da oração da propina

MPE entra com nova ação contra vice de Serra

Jornais: 33 candidatos a governador são impugnados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES