Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Por ampla maioria, PMDB escolhe Temer como vice de Dilma

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Por ampla maioria, PMDB escolhe Temer como vice de Dilma

Congresso em Foco

12/6/2010 16:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37598" align="alignleft" width="300" caption="Com ampla maioria dos votos dos convencionais, Michel Temer torna-se o candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff, do PT"]Com ampla maioria dos votos dos convencionais, Michel Temer torna-se o candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff, do PT[/caption]

Mário Coelho

Logo após a proclamação do resultado, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), olhou para os jornalistas e, com gestos, disse: "Barba, cabelo e bigode". Os convencionais do PMDB aprovaram neste sábado (12), por ampla maioria dos votos, a coligação com o PT na chapa que vai concorrer à presidência da República em outubro. Além disso, a convenção nacional do partido, realizada hoje em Brasília, chancelou o nome do presidente da Câmara e da legenda, Michel Temer (SP), como o candidato a vice-presidente. As alternativas de candidatura própria foram praticamente ignoradas pelos convencionais. O resultado final foi de 560 votos para Temer, 95 para o ex-governador do Paraná Roberto Requião, e quatro para o jornalista Antônio Pedreira.

Ao discursar depois de ter seu nome confirmado pelos peemedebistas, Temer agradeceu aos participantes da convenção nacional peemedebista. Ele citou Requião e Pedreira, os dois candidatos derrotados, que defendiam a candidatura do partido à presidência. "O PMDB me deu um respaldo extraordinário. A prova é a votação estupenda que nós tivemos", afirmou. Junto com Dilma Rousseff, o presidente da Câmara classificou a agremiação como um "partido de disputas internas". "Mas que caminhou para a unidade em torno do seu e do meu nome", discursou. Ele, referindo-se à Constituição Federal, que homens e mulheres têm os mesmos direitos e deveres. "Tivemos a visão, há mais de 20 anos, de que teríamos uma mulher presidente, e essa mulher é a Dilma."

Em discurso logo após a proclamação do resultado, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fez um discurso elogiando a postura de Temer durante as negociações para fechar a chapa com os petistas. "Foi o presidente Michel Temer o grande artífice da unidade do PMDB. Foi ele quem, com seu temperamento, seu espírito público, a sua vontade de unir, possibilitou que o partido chegasse a essa convenção com um ponto de vista definido e foi referendado pelos convencionais", disse Sarney. O presidente do Senado, referindo-se ao colega peemedebista como "futuro vice-presidente", afirmou que o PMDB tem defeitos, mas que possui qualidades para "mudar os rumos do país".

Mais cedo, o jornalista Antônio Pedreira, um dos nomes que defendia a candidatura própria do PMDB à presidência, afirmou que se colocou na disputa com a intenção de buscar a unidade do partido. Pedreira afirmou que o objetivo com a candidatura própria é mostrar ao PT que o PMDB tem "quadros, projetos e propostas" . Segundo ele, é fundamental que o PT reconheça no PMDB um parceiro.

O ex-governador do Paraná Roberto Requião (PMDB) também defendeu a candidatura própria do partido à presidência da República. Apesar de ressaltar que a possibilidade de os convencionais peemedebistas escolham seu nome como candidato, disse que a sua inscrição oferece "oxigênio" para o PMDB. "Minha candidatura oferece oxigênio a uma convenção que estava até agora fechada", disse Requião. "Estou aqui com a intenção democrática para que não se transforme (a convenção) em fraude política", disparou.  Além de defender a candidatura própria do partido, o ex-governador do Paraná partiu para o ataque. Disse que a atitude de decidir se coligar com o PT sem debater com os delegados é um "deboche".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

Eleições no partido

Eleições do PT seguem indefinidas com impasse em Minas Gerais

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

4

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

5

Internacional

Trump sai em defesa de Bolsonaro e acusa Brasil de "caça às bruxas"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES