Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado questiona personagem de 'Tropa de Elite 2'

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputado questiona personagem de 'Tropa de Elite 2'

Congresso em Foco

11/5/2010 18:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Tenente-coronel aposentado da Polícia Militar do Distrito Federal aposentado, o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) questionou nesta terça-feira (11), em plenário, a construção de um personagem do filme "Tropa de elite 2", do diretor José Padilha. Previsto para estrear nos cinemas em setembro, o filme tem um certo "deputado Fraga" como um dos antagonistas. O personagem do filme é ligado a milícias e grupos de extermínio. A irritação do parlamentar brasiliense com o nome do personagem foi explicitada em discurso realizado hoje.

O deputado do DEM pediu que a Câmara se manifeste oficialmente sobre o caso. "Espero que a Procuradoria da Câmara entre com alguma representação sobre o caso", afirmou. A reclamação de Fraga veio após matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. Ao relatar que a direção da Câmara vetou a gravação de cenas do filmes no plenário da Casa, a reportagem mostrou que um dos personagens, chamado deputado Fraga, será o antagonista do Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura.

"Ele é inspirado, de acordo com o jornal, no deputado Marcelo Itagiba, por causa do relatório da CPI das Milícias", disse o parlamentar do DF. Segundo ele, Itagiba, do PSDB, foi apontado como suspeito de envolvimento com as mílícias do Rio de Janeiro. "Por que não colocaram um deputado João? Por que colocaram um deputado Fraga? Eu sou o único Fraga aqui. Isso pode me prejudicar, ainda mais em ano eleitoral", disse o deputado do DEM, que pode concorrer ao governo do DF pelo DEM.

o deputado José Genoíno aproveitou para criticar a Folha de S. Paulo em uma intervenção. Disse que a matéria do jornal era "irresponsável". Depois, reclamou do roteiro do Tropa de elite 2. "A Câmara dos Deputados é uma instituição. Isso é para deslegitimar o parlamento. A cena descrita na matéria coloca uma imagem parecida com uma comissão permanente. Se nós acharmos que é normal esse tipo de achincalhamento, vai gerar um processo de fragilização da Câmara", disparou o petista, que também pediu um posicionamento da Câmara sobre o assunto.

Já Marcelo Itagiba pediu que Temer autorizasse a filmagem dentro do plenário. Segundo ele, o filme "retrata fatos e versões". Ele disse também que José Padilha já desmentiu que a inspiração para o personagem seja ele ou Fraga. "Não tenho dúvidas de que o processo político tem que ser da verdade, não fui sequer indiciado. Na minha gestão como secretário de Segurança Pública do Rio, nós realizamos o maior número de prisões, de apreensões de armas e de drogas", disse.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), prometeu levar o caso à Procuradoria da Casa. E reforçou que as filmagens foram negadas por motivos técnicos. Mas disse que, "por ser a casa do povo", a equipe do Tropa de elite 2 não poderia atuar no plenário.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUSTIÇA

Leia a íntegra do documento da PGR que pede condenação de Bolsonaro

2

APURE-SE

Hugo Motta reage a rumores e pede apuração de servidores remotos

3

Câmara dos Deputados

Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta exonera servidores remotos para encerrar especulações

5

AGENDA DA SEMANA

Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES