Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. DEM entra com mais duas ações contra Lula no TSE

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DEM entra com mais duas ações contra Lula no TSE

Congresso em Foco

4/5/2010 17:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O DEM entrou nesta terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com duas representações contra o presidente Lula e a pré-candidata do PT à presidência da República Dilma Rousseff por campanha antecipada. Nas duas ações, o partido argumenta que houve propaganda ilegal nos eventos organizados pela Força Sindical, em São Paulo, e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, em comemoração ao dia 1º de Maio. É a quarta representação protocolada pelo Democratas contra propaganda antecipada em dois dias.

"Não podemos aceitar que centrais e sindicatos que recebem recursos públicos promovam eventos político-partidários. E nem que Lula utilize sua base histórica, os sindicatos, a estrutura pública para fazer campanha em benefício próprio ou de sua candidata", afirmou o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). O partido ingressou ontem (3) com outras duas representações. Uma relacionada à participação de Lula em evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) por comemoração do 1º de maio. A segunda questionando o pronunciamento oficial do presidente veiculado em cadeia nacional por ocasião do dia do trabalhador.

O DEM afirma, na representação do evento da Força Sindical,  que "não é de hoje que Lula vem realizando propaganda eleitoral antecipada em prol da pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT), numa conduta que golpeia frontalmente o princípio isonômico".  Na ação, o partido cita frase do presidente da CUT, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que classificou Dilma como "a futura presidente do Brasil". Além disso, cita que Lula disse ter "certeza absoluta" de que a população deseja a continuidade de seu governo e de seus programas.

Já na peça sobre o evento em São Bernardo do Campo, o DEM lembra que Lula já foi multado pela corte eleitoral duas vezes, num total de R$ 15 mil. "O chefe do Poder Executivo Federal vem reiteradamente inflamando seu discurso sucessório sem qualquer tipo de limitação", afirmam os advogados do partido. A representação também coloca frases de Lula durante o encontro, quando o presidente afirmou desejar "agradecer a cada um (...), dizendo que o que nós fizemos precisa continuar e, para continuar, todos vocês sabem o que têm que fazer (...)".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Justiça

TCE do Acre determina afastamento de secretário aliado de deputada

MARITUBA (PA)

Prefeita explica vídeo dançando de biquíni: "Só uma encenação"

DIREITOS HUMANOS

Vereador amazonense é afastado do cargo por torturar enteado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

ECONOMIA

Governo troca alta do IOF por novas fontes de receita; entenda

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Haddad acusa deputados de "molecagem" e sessão na Câmara vira tumulto

3

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

Governo reclassifica Instagram como impróprio para menores de 16 anos

4

ENTREVISTA EXCLUSIVA

MDB considera apoiar Tarcísio ao Planalto em 2026

5

APOSTAS ESPORTIVAS

CPI das Bets: senadores derrubam relatório final e livram Virginia

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES