Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/4/2010 6:00
Edson Sardinha
Uma Brasília formada por trabalhadores anônimos. Tão trabalhadores e tão anônimos quanto os de qualquer outra localidade. Uma cidade ainda em construção como cenário de uma arriscada caçada humana, ao melhor estilo James Bond, num filme de aventura francês. Um sonho saindo das pranchetas, sob a supervisão de Juscelino Kubitscheck, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro, ganhando forma nas mãos calejadas dos candangos.
O Congresso em Foco apresenta, a seguir, três flagrantes históricos da capital federal eternizados na internet.
Candangos anônimos
No vídeo postado pelo usuário ZekitchaCostello no YouTube, datado de 1967, Brasília se revela na profusão de rostos sofridos mas esperançosos na Rodoviária, na poeira sacudida na Esplanada dos Ministérios e nos "gomos" da estrutura da Catedral, inaugurada apenas em 1970. A nova capital também se mostra na singeleza da feira livre, de onde tudo se vende: de copos feitos de latas de óleo a TVs.
Perseguição à francesa
O ator Jean-Paul Belmondo, um dos ícones do cinema francês do século passado, divide o protagonismo de suas peripécias com a poeira e os prédios públicos ainda em construção no filme "O Homem do Rio", dirigido por Philippe de Broca em 1964. Uma briga de gato e rato que se estende por Brasília, Rio de Janeiro e Amazônia. A capital federal ainda engatinhava com seus quatro anos. Alguns dos prédios mais antigos da cidade eram ainda recém-inaugurados.
A saga da construção
Uma preciosidade histórica. Assim pode ser definido o documentário "As primeiras imagens de Brasília". As cenas, de 1957, registram a saga dos pioneiros, também conhecidos como candangos, a abertura das primeiras vias e a construção do Palácio da Alvorada, conforme mostrou o Congresso em Foco em janeiro.
Veja As primeiras imagens de Brasília:
O vídeo acima, produzido pela Atlântida e dirigido pelo fotógrafo e documentarista francês Jean Manzon, mostra o nascimento de uma cidade "fadada a ser modelo para o mundo" e saudada como "noiva do Brasil", "árvore nacional plantada no Planalto Central", "estrela-guia do futuro", "a primeira metrópole construída na era da aviação", "pólo magnético em Goiás", "menina dos olhos" do país.
"Para os homens do litoral, Brasília é uma idéia mais ou menos abstrata. Para eles [os pioneiros, também conhecidos como candangos], é a pura realidade", dizia. A nova capital é apresentada como uma "resposta à crítica de dois séculos" de um Brasil ainda voltado para o litoral e de costas para o seu interior.
Temas
Violência contra Mulher
"Tem mulher que merece apanhar", diz vereadora amazonense em sessão
Crime Organizado
Deputado baiano é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro
DETRATOR DE MORAES
Polícia italiana detém Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes