Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Durval Barbosa depõe à CPI da Corrupção

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Durval Barbosa depõe à CPI da Corrupção

Congresso em Foco

30/3/2010 9:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Mário Coelho

O ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal Durval Barbosa deve depor nesta terça-feira (30) aos deputados membros da CPI da Corrupção da Câmara Legislativa. Protegido por um habeas corpus, que dará a conveniência de não responder as perguntas que lhe incriminem ou atrapalhem as investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), Durval deve confirmar ao colegiado as denúncias que revelaram o mensalão do ex-governador do DF José Roberto Arruda (sem partido).

O Congresso em Foco fará a cobertura pelo site e também pelo twitter. No microblog, você poderá acompanhar todos os detalhes da sessão da CPI. Ela está prevista para acontecer às 10h no auditório do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

Até ontem (29), parlamentares tinham o receio que a oitiva não acontecesse. Apesar de não haver nenhum comunicado oficial de Durval ou de seus advogados para adiar o depoimento, distritais acreditavam que ele não fosse aparecer na CPI. Havia a preocupação na Câmara de que ele pudesse fazer novas revelações. Além disso, ele não quer expor dados sigilosos da investigação, já que está protegido pela delação premiada.

Em setembro do ano passado, Durval Barbosa prestou depoimento a dois promotores do Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (NCOC) do Ministério Público do DF (MPDF). Como o caso atingia o governador, o teor das revelações, junto com gravações de áudio e vídeos feitas por ele mesmo, foram enviadas ao Ministério Público Federal (MPF), que deu continuidade às investigações junto com a PF. Em troca das denúncias, Durval recebeu o benefício da delação premiada no processo, já que atuava como um dos operadores do mensalão do Arruda, esquema de propina envolvendo membros do Executivo e do Legislativo local.

A CPI da Corrupção foi instalada em 11 de janeiro. O requerimento convocando Durval Barbosa foi o primeiro a ser aprovado pelos integrantes da comissão. Uma data chegou a ser marcada - 26 de janeiro - mas o ex-secretário acabaou desistindo de comparecer ao depoimento. Há 15 dias, os deputados aprovaram um plano de trabalho e decidiram convocar novamente Durval. A oitiva desta terça-feira será a primeira sessão de trabalho efetivo da CPI, que já mudou de composição e quase foi extinta pelo ex-presidente Alírio Neto (PPS).
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Nos jornais: sindicatos organizam "bota-fora" para Serra

Lula divulga nota de pesar por Armando Nogueira

Lula divulga nota de pesar por Armando Nogueira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES