Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Petista vai relatar caso da deputada da bolsa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Petista vai relatar caso da deputada da bolsa

Congresso em Foco

3/3/2010 15:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A deputada distrital Erika Kokay (PT) foi designada há pouco como a nova relatora do caso da colega Eurides Brito (PMDB), flagrada em vídeo colcando dinheiro de propina na bolsa, na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Por conta da saída de Bispo Renato (PR), surgiu a necessidade de escolher um novo parlamentar para a função. A partir de hoje, a peemedebista tem 30 dias para apresentar sua defesa.

Como Eurides já foi notificada, não pode mais renunciar para que o processo por quebra de decoro pare. A escolha da petista para a relatoria ocorreu por sorteio. Além dela, participaram os deputados Aguinaldo de Jesus (PRB) e Batista das Cooperativas (PRP). Os outros dois membros da comissão, Raimundo Ribeiro (PSDB) e Alírio Neto (PPS) pediram para não participar da escolha. O relator anterior, Bispo Renato, saiu do cargo para dar lugar a Aguinaldo de Jesus, titular do cargo que, até a semana passada, era o secretário de Esportes do governo do DF.

"Vamos fazer uma investigação imparcial", afirmou Erika ao fim da sessão, que teve apenas a presença da petista e de Aguinaldo de Jesus. A deputada adiantou que pretende convidar o ex-governador Joaquim Roriz e o ex-secretário de Relações Institucionais do DF Durval Barbosa, autor das denúncias que reveleram o mensalão do governador preso José Roberto Arruda (sem partido), para depor na comissão. A citação a Roriz deve-se ao fato da peemedebista dizer, em sua defesa, que o dinheiro recebido era do ex-governador, para pagar reuniões com eleitores antes das eleições.

Ontem (2), em discurso no plenário da Casa, a peemedebista reforçou a declaração de que não vai renunciar ao cargo e que enfrentará o processo de cassação até o fim. Ao ressaltar que a decisão por não renunciar "é um ato bem pensado", a distrital garantiu que vai responder ao processo até o fim. "Estou à disposição para qualquer tipo de prova, acareação, o que for preciso", afirmou. O discurso ainda gerou um bate-boca com Jaqueline Roriz (PMN), filha do ex-governador. Ela afirmou que a peemedebista era uma "tremenda cara-de-pau" pela justificativa. "Ela perdeu a eleição foi ao lado do Arruda. E agora está querendo buscar um bode expiatório", disse Jaqueline.

Eurides Brito responde a processo por quebra de decoro por aparecer em um vídeo gravado por Durval Barbosa, no qual ela entra em uma sala, fecha a porta, recebe um maço de dinheiro e coloca dentro de sua bolsa. Na defesa entregue ao corregedor ad hoc Raimundo Ribeiro a peemedebista colocou os vídeos sob suspeição, pedindo inclusive uma perícia nas imagens. "A parlamentar solicitou a esta corregedoria o laudo pericial do vídeo, não sendo atendida em razão do mesmo não ter sido disponibilizado pelo STF, apesar de solicitado", disse Raimundo Ribeiro no relatório apresentado na semana passada.
 
Veja o vídeo em que Eurides coloca o dinheiro da propina na bolsa



Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

Com Serra e Aécio, Congresso faz homenagem a Tancredo

Novo piso também vale para Polícia Civil

TSE rejeita alterar número de deputados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SEGURANÇA

Entenda situação da PEC da Segurança Pública na Câmara dos Deputados

2

SEGURANÇA PÚBLICA

Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas

3

Legislação

Nova lei caracteriza abandono afetivo como ilícito civil

4

TRANSPORTE AÉREO

Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos

5

SEGURANÇA

Após minuto de silêncio, deputados aplaudem morte de "bandidos" no RJ

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES