Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/2/2010 12:51
Mário Coelho
O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), disse ao presidente Lula que pode renunciar ao cargo ainda nesta quinta-feira (18). Ele também afirmou que busca apoio para manter a governabilidade na capital do país caso decida permanecer no governo do DF. De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governo federal vai esperar a decisão judicial sobre o pedido de intervenção feito pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Segundo a Agência Brasil, o presidente deixou claro a Paulo Octávio que sua postura em relação à crise no GDF será estritamente institucional e que não irá se manifestar antes da decisão da Justiça. "O governador Paulo Octávio não veio pedir apoio ao presidente. [Lula] Deixou claro de pronto que não cabe ao presidente apoiar uma situação ou outra nesse momento, mas sim aguardar a posição da Justiça", afirmou o ministro das Relações Institucionais, que também participou da reunião entre Lula e o governador em exercício.
Lula disse a Paulo Octávio que a renúncia ao mandato é uma decisão de foro íntimo e que o governo federal não tem nenhuma posição sobre o assunto, relatou Padilha. O encontro com Paulo Octávio não constava da agenda de Lula, mas o presidente decidiu recebê-lo após uma reunião, logo no início da manhã, para avaliar o quadro jurídico e político do Distrito Federal com os ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto, da Defesa, Nelson Jobim, da Advocacia-Geral da União, Luis Inácio Adams, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
O ministro das Relações Institucionais negou que tenha sido discutido, durante a conversa, o nome de um possível interventor que seria indicado por Lula para governar o Distrito Federal. Após sair do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da presidência, Paulo Octávio foi para o Palácio do Buriti. Desde as 11h ele está reunido com assessores discutindo seu futuro político. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a carta de renúncia já está pronta.
Leia também:
Políticos de Brasília lutam para salvar suas cabeças
Agora a bola da vez é Paulo Octávio
Paulo Octávio quer apoio de Lula para governar o DF
Os detalhes de como se deu a prisão de Arruda
Tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o mensalão do Arruda
Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!
Temas
LEIA MAIS
COMPRA DE VOTOS
Presidente da CBF, deputada e marido são alvos de operação da PF
OPERAÇÃO OVERCLEAN
Tentativa de Golpe
PRISÃO DOMICILIAR
PGR pede reforço policial na casa de Bolsonaro para evitar fuga
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Após acordo, Duarte Jr. assume vice-presidência da CPMI do INSS