Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/1/2010 10:30
Edson Sardinha
Os Tribunais de Justiça de todo o país têm 30 dias para começar a divulgar na internet suas despesas com magistrados, servidores, alugueis, diárias, construção e reforma de prédios. As regras para a divulgação dos dados referentes à administração e à execução orçamentária e financeira dos tribunais foram definidas em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada ontem (5) no Diário Oficial da União.
Veja a íntegra da resolução
As informações deverão ser atualizadas mensalmente até o vigésimo dia de cada mês. As cortes terão de criar uma seção denominada Transparência em suas respectivas páginas na internet. No espaço, serão discriminados valores desembolsados, por mês e por ano, com despesas de pessoal, investimentos e custeio.
A norma, aprovada na última sessão do ano do CNJ, foi proposta pelo conselheiro Marcelo Neves como forma de dar mais transparência aos gastos do Judiciário, considerado o menos transparente dos poderes do ponto de vista administrativo.
O novo modelo é inspirado no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). De acordo com a resolução, os tribunais terão até 31 de março para divulgar os demonstrativos orçamentários referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009. A partir de abril, as cortes terão 20 dias para atualizar as informações referentes aos gastos efetuados no mês imediatamente anterior.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime