Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/1/2010 16:53
Thomaz Pires
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta segunda-feira (4) o balanço sobre os acidentes nas estradas brasileiras durante as comemorações do fim de ano. Entre o feriado de Natal e Ano Novo foram registrados cerca de 9 mil acidentes, que resultaram em 455 mortes. Pelas estatísticas, o número de acidentes aumentou 4% em comparação ao mesmo período de 2008.
O balanço aponta o aumento na quantidade de veículos em circulação como um dos fatores decisivos para o aumento no número de acidentes. Além disso, o excesso de chuvas na região Sudeste e parte Sul do país também colaboraram. As duas regiões foram as campeãs de acidentes e representaram 2/3 das colisões em todo o páis.
Pelo levantamento, foram registrados 5.693 feridos envolvidos em colisões entre 19/12 e 03/01. O asfalto "lavado", ou seja, oleoso e molhado com a água da chuva, e a diminuição de visibilidade, associados à habitual imprudência dos motoristas, foram responsáveis por boa parte dos 8.882 acidentes de acordo com o relatório final do balanço da PRF.
Nem mesmo as metas operacionais anunciadas pela Polícia Rodoviária Federal foram suficientes para frear a irresponsabilidade nas estradas. Mais de 400 mil procedimentos de fiscalização foram realizados desde 19 de dezembro, entre os quais 47 mil testes de alcoolemia.
Em Minas Gerais, por exemplo, choveu entre 22 e 31 de dezembro. Em São Paulo, durante o feriado de Ano Novo, tempestades provocaram pontos de alagamento e afundamento de pista. Já no Rio de Janeiro, as chuvas foram ainda mais impiedosas. Além dos 26 pontos de interdição nas BR-116, BR-040 e BR-393, os temporais também provocaram saídas de pista e atropelamentos.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora