Edson Sardinha
O ex-guerrilheiro José Mujica é o novo presidente do Uruguai, de acordo com projeções feitas a partir da contagem parcial dos votos do segundo turno, realizado ontem (29). O seu opositor, o conservador Luis Alberto Lacalle, já admitiu a derrota.
Com isso, a esquerda uruguaia, hoje representada pelo presidente Tabaré Vázquez, continuará no poder até, pelo menos, 2015. Candidato da Frente Ampla, José Mujica foi guerrilheiro do Movimento de Liberação Nacional Tupamaros, que se opôs à ditadura militar nos anos 70.
Segundo a empresa Factum, Mujica obteve 51,2% dos votos, e Lacalle, do Partido Nacional (Blanco), 44,9%. De acordo com a Equipos Mori, o esquerdista obteve 50,1% dos votos, e o conservador, 46,2%. Ao todo, 2,56 milhões de uruguaios estavam aptos a votar.
Mujica foi preso e torturado pela ditadura militar que comandou o país entre 1973 e 1985. Ex-ministro da Agricultura, é fortemente ligado aos trabalhadores rurais e conhecido pelo estilo direto e simples de falar. Em 2004, foi o senador mais votado do país.