Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cristovam e Manuela lideram disputa por prêmio

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Cristovam e Manuela lideram disputa por prêmio

Congresso em Foco

18/11/2009 | Atualizado 10/8/2018 às 11:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Thomaz Pires

Faltando menos de 48 horas para o encerramento da votação na internet, a disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2009 segue apertada. Na reta final, a diferença de votos entre os concorrentes é cada vez menor. Na categoria de melhor atuação parlamentar no Senado, por exemplo, Cristovam Buarque (PDT-DF) assumiu a liderança nos últimos dias, embora a diferença para o segundo colocado, Arthur Virgílio (PSDB-MA), seja neste momento (início da manhã de quarta, 18) inferior a mil votos. O terceiro colocado é o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
 
A disputa também está acirrada na Câmara. A deputada Manuela D'Ávila (PCdoB–RS) está na primeira posição. Atrás dela, com menos de 2 mil votos de diferença, aparece outra deputada: Rita Camata (PSDB-ES). Gustavo Fruet (PSDB-PR) ocupa a terceira colocação. Até hoje, nenhuma mulher conquistou, na votação na internet, o prêmio de parlamentar que melhor representa a população em qualquer uma das duas casas do Congresso.

Há amplo favoritismo em duas das quatro demais categorias em votação. A liberação da internet nas campanhas eleitorais - resultante de emenda apresentada pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP) - desponta como favorita para ganhar o prêmio de melhor iniciativa do Congresso no ano. E Cristovam lidera com folga a corrida pelo título de parlamentar que mais se destacou na defesa da educação.
 
Mais equilibrada está a disputa pelas outras duas categorias especiais. Numa delas, a senadora Marina Silva (PV-AC) encabeça a lista dos congressistas que mais se destacaram na defesa do meio ambiente. Na outra, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) é o mais votado na categoria de parlamentar de maior destaque no combate à corrupção.

Os resultados parciais aqui apontados espelham a votação até as 7h desta quarta-feira (18). Mas a votação final ainda pode mudar. O internauta tem até o último minuto de amanhã (19) para votar naqueles deputados e senadores que, em sua avaliação, melhor representaram a população no Congresso este ano.

Entre aqui para votar

Veja os resultados parciais em tempo real

Premiados
 
Todos os 38 parlamentares - 27 deputados e 11 senadores - pré-selecionados pelos jornalistas serão premiados na cerimônia que será realizada às 20h30 do próximo dia 7, no auditório da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
 
Também receberão prêmios especiais a senadora Marina Silva (PV-AC) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), considerados pelos jornalistas que cobrem o Congresso os melhores parlamentares federais de 2009, e ainda os congressistas que mais se destacaram no combate à corrupção, na defesa do meio ambiente e da educação e, por fim, os que foram responsáveis pela melhor iniciativa do Congresso neste ano.

Monitoramento da votação

Realizado neste ano pela quarta vez, o Prêmio Congresso em Foco está sendo cuidadosamente monitorado para garantir a regularidade da votação na internet. Em razão disso, foram cancelados domínios usados para criar e-mails sequenciais ou como veículos de outros mecanismos destinados a inflar artificalmente os votos de alguns parlamentares. Também foram anulados votos irregulares.    

O cancelamento de votos irregulares, uma medida jamais adotada anteriormente pela organização do prêmio, foi apoiada por todas as entidades que apoiam a promoção: Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis). 
 
Segundo o presidente da ADPF, Sandro Avelar, a decisão foi justa e tem o amparo de todos os instrumentos legais. “Se o regulamento prevê a anulação de votos caso haja tentativa de fraude, não tem o que se discutir”, destaca o delegado da Polícia Federal.
 
O argumento também é defendido pelo presidente da APCF, Octavio Brandão: “Nós apoiamos plenamente essa decisão. A regra do jogo é clara e vale para todos”.
 
O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino, diz que a decisão garante a lisura na premiação. “Essa decisão não representou apenas o cancelamento dos votos fraudulentos, mas a anulação dos questionamentos que poderiam surgir no futuro. Com a decisão, só receberá o prêmio aquele parlamentar que não teve qualquer voto fraudulento, o que está corretíssimo”, afirma Romário. 
 
Leia mais:

Vigilância garante regularidade do prêmio
Marina e Chico Alencar lideram preferência dos jornalistas 
Lista integral dos parlamentares votados pelos jornalistas
Os partidos com as melhores bancadas do Congresso
Lei da Adoção é a mais votada por jornalistas 
O perfil dos deputados finalistas do Prêmio Congresso em Foco
O perfil dos senadores finalistas do Prêmio Congresso em Foco 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Prêmio Congresso em Foco

LEIA MAIS

Nos jornais: políticos fazem romaria para ver filme sobre Lula

Autoridades envolvidas silenciam

Estado de São Paulo pratica pena de morte ilegal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES