Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova criação do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara aprova criação do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima

Congresso em Foco

28/10/2009 21:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodolfo Torres

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (28) o Projeto de Lei 2223/07, que o cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC). O objetivo é financiar ações para diminuir o impacto das ações humanas no meio ambiente. A matéria vai ao Senado.

O FNMC será administrado por um comitê gestor vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Caberá a esse comitê definir como os recursos serão aplicados. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o agente financeiro desse fundo.

Dentre as fontes de recursos para o FNMC, está o percentual de até 6% da participação especial na produção de petróleo que cabe especificamente ao Ministério do Meio Ambiente.

A matéria complementa o projeto aprovado pelos deputados na terça-feira, que cria a Política Nacional de Mudanças Climáticas. Essas propostas fortalecerão a posição brasileira na 15ª Conferência de Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 15). O evento ocorrerá em Copenhague, capital da Dinamarca, em dezembro deste ano. 

“Trata-se de adaptar a legislação à realidade, diante das fortes evidências apresentadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) de que o aquecimento global é inequívoco e está relacionado às emissões de gases de efeito estufa decorrentes da queima de combustíveis fósseis e de mudanças no uso da terra”, afirma o parecer aprovado em plenário, de autoria do  Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).

“A mudança do clima pode levar não apenas a grandes mudanças na estrutura e na função dos ecossistemas, mas também na oferta de água e de alimento, assim como a alterações importantes na produção agrícola, com o deslocamento de inúmeras culturas”, complementa o tucano.

Taiferos da Aeronáutica

Deputados também aprovaram o Projeto de Lei 5919/09, que regulamenta a promoção dos taifeiros da Aeronáutica. A matéria vai ao Senado.

A proposta determina critérios para que os militares que ingressaram no Quadro de Taifeiros da Aeronáutica (QTA) até 1992, ativos e inativos, cheguem até o posto de suboficial. O impacto orçamentário do projeto é de R$ 125,6 milhões para 2010. Para 2011 e 2012, os custos das promoções chegarão a R$ 251,2 milhões por ano.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Cassado, Expedito lamenta decisão e recebe solidariedade em plenário

Aprovado estímulo para servidores que ajudarem no PAC

Senadores aprovam 61 novas outorgas de rádio

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES