Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/10/2009 19:09
Fábio Góis
Depois de admitir atraso na restituição do imposto de renda, com possibilidade de pagamento apenas para 2010, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira (14) que o último lote será pago aos contribuintes ainda neste ano. Na semana passada, por ocasião do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Brasília, Mantega havia dito que a "folga orçamentária" comprometida poderia levar ao atraso.
No entanto, Mantega disse ser "normal" ficar um "resíduo" para o ano seguinte. Ele se referia a pendências, como os contribuintes que caem na malha fina da Receita.
"Estamos determinando à Receita Federal que efetue todos os pagamentos no ano de 2009. São sete lotes de restituição do imposto de renda", disse o ministro, acrescentando que, em decorrência da crise financeira internacional, o país sofreu queda de arrecadação e, consequentemente, dispõe atualmente de "menos recursos". "Vamos ter mais arrecadação em novembro e em dezembro. Então, o último lote de devolução, em dezembro, será reforçado, mas nós vamos pagar praticamente tudo ao longo do ano de 2009."
A despeito do recuo, congressistas decidiram ouvir do próprio ministro as explicações sobre os pagamentos do imposto de renda. Tanto Senado quanto Câmara aprovaram requerimentos de convite para que Mantega esclareça em comissões temáticas em que termos serão executadas as restituições.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora