Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/10/2009 17:41
Rodolfo Torres
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara aprovou nesta quarta-feira (14) requerimento para que seja realizada uma audiência pública sobre o atraso da restituição do Imposto de Renda das Pessoas Físicas. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participará do evento, que ainda não tem data confirmada.
O autor do requerimento, deputado Albano Franco (PSDB-SE), comparou o atraso na restituição a um "confisco de recursos dos contribuintes". De acordo com o parlamentar sergipano, o governo não pode alegar queda na arrecadação para atrasar a restituição do Imposto de Renda, uma vez que "os gastos públicos em despesas correntes vêm crescendo exponencialmente".
Ontem, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou requerimento de mesmo teor. Além de Mantega, também foi chamado para tratar do assunto com os senadores o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo.
Confira a íntegra do requerimento de convocação do ministro
REQUERIMENTO N.º /2009.
(Do Deputado Albano Franco -PSDB SE)
Solicita realização de Audiência Pública para oitiva do Exmo. Sr. GUIDO MANTEGA, Ministro da Fazenda, para esclarecer a retenção da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física retido na fonte ano-base 2008
Senhor Presidente,
Nos termos do art. 58, § 2º, V, da Constituição Federal, e dos arts. 24, VII, 32, IV, e 255 a 258, do Regimento Interno, requeiro a Vossa Excelência que, ouvido o Plenário, seja realizada, em data a ser agendada por essa Presidência, audiência pública para esclarecer a retenção da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física retido na fonte ano-base 2008.
Para tanto, convida:
GUIDO MANTEGA, Ministro da Fazenda.
JUSTIFICATIVA
A retenção em referência, de fato um confisco de recursos dos contribuintes que pagaram a mais o Imposto de Renda Retido na Fonte em 2008, se constitui numa flagrante penalização do governo para com as pessoas/famílias que têm imposto a receber o que, efetivamente, implica em problemas financeiros para os milhões de credores da Receita Federal. Sem dúvida, é um assunto que deve ser esclarecido nesta Comissão pelo Senhor Ministro da Fazenda.
Sala da Comissão, 14 de outubro de 2009.
Deputado Albano Franco
PSDB SE
Temas
Povos tradicionais
Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais