Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senadores condenam ação do MST em fazenda produtiva

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senadores condenam ação do MST em fazenda produtiva

Congresso em Foco

6/10/2009 11:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

Membros da Comissão de Agricultura do Senado condenaram nesta terça-feira (6) as ações dos militantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) que destruíram ontem (5) cerca de sete mil pés de laranja em fazenda considerada produtiva em Borebi (SP). A comissão se reúne neste momento para debater e votar emendas ao projeto que dispõe sobre índice de produtividade.

"Chega a ser pueril a discussão dos índices de produtividade, pois a terra pode estar produzindo o que estiver produzindo, mas há um desrespeito à propriedade. O que o MST fez foi um atentado contra a economia e contra a civilidade do nosso país. (...) São imagens deprimentes, demonstrando uma selvageria incomum e a prática de crime de atentado ao direito constitucional de propriedade", considerou o presidente da comissão, senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Cerca de 250 famílias invadiram ontem a fazenda Santo Henrique, pertencente à empresa Cutrale, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo. A propriedade tem um milhão de pés de laranja. O objetivo do MST era derrubar as árvores para plantar feijão e para pressionar o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) para acelerar a reforma agrária na região.

O discurso do presidente da comissão ao condenar a ação do MST foi acompanhado por parlamentares do PSDB e do DEM presentes na reunião. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defendeu a necessidade de lutar pelas causas sociais, mas afirmou que "ninguém deve ser a favor do crime".

"Ninguém pode ser contrário a movimento social, mas se alguém aqui for a favor do crime, aí sim é um assunto sério para ser discutido. (...) O país não pode passar por cima de tudo aquilo que for ético e moral", disse Marisa Serrano, condenando também a retirada de assinaturas que derrubou a CPI do MST.

Os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Oswaldo Sobrinho (PTB-MT) também manifestaram indignação com as invasões de fazendas pelo MST. No momento das críticas, não estavam presentes na comissão senadores do PT ou outros partidos da base governista. O Congresso em Foco tentou contato com a assessoria de imprensa do MST e com representantes do movimento em São Paulo. Até o momento o site não teve retorno.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara aprofunda debate sobre PEC dos Cartórios

Manchetes dos jornais: TCU libera pagamento acima do teto

TCE multa ex-prefeito irmão de Gilmar Mendes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES