Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Reforma no Planalto atinge estrutura funcional do Congresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Reforma no Planalto atinge estrutura funcional do Congresso

Congresso em Foco

25/6/2009 17:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Além de abalar o prédio do Palácio do Planalto, a reforma em curso na sede do Executivo tem atingido as dependências do Legislativo. Ontem (quarta, 24), depois de a Câmara ter ficado das 8h ao meio-dia sem comunicação telefônica interna e externa, por rompimento de cabo de fibra ótica, hoje (quinta, 25) foi a vez do comitê de imprensa do Senado, que sofreu um blecaute por alguns minutos.

Mas também ontem (24) os jornalistas que fazem a cobertura jornalística do Senado tiveram as atividades prejudicadas pela reforma no Planalto. Durante parte da manhã e toda a tarde, o serviço de internet foi igualmente comprometido pelo rompimento de outro cabo, o que fez a Secretaria Especial de Informática da Casa (Prodasen) trabalhar com o sistema na capacidade limitada – que deixou excessivamente lento o acesso à grande rede.

Em mensagem eletrônica (leia íntegra abaixo) encaminhada à administração do comitê depois de reclamação formal feita pelo Congresso em Foco, o Núcleo de Comunicação Social do Prodasen confirmou que o problema foi causado pela reforma no Palácio do Planalto, onde máquinas escavadeiras produzem uma grande cratera. A consultoria do órgão disse à reportagem que o provedor reserva de internet foi acionado – e, funcionando no modo básico, limitou a velocidade de acesso.

O comitê de imprensa do Senado tem enfrentado seguidas panes na rede de internet nos últimos meses, ao contrário do que acontecia à época da reinauguração, em 27 de novembro de 2007, quando a rede interna funcionava a contento. Em fevereiro deste ano, durante a eleição para a presidência da Casa, vencida pela terceira vez por José Sarney (PMDB-AP), em uma dia de intensa movimentação de profissionais da notícia, o acesso à internet foi inviabilizado por defeito em uma placa de internet. O equipamento teria sido queimado, como informou à reportagem o responsável do Prodasen pelo setor.    

Estrategicamente instalado ao lado do plenário do Senado, o comitê de imprensa disponibiliza à imprensa dez linhas telefônicas, 15 computadores, duas impressoras, um aparelho de fax e quatro cabines de rádio. A depender do dia, dezenas de jornalistas credenciados utilizam a estrutura do comitê.

Confira a mensagem do Prodasen:

“O Prodasen informa que, na manhã de hoje [ontem, 24], ocorreu um problema com o acesso à internet devido ao rompimento da fibra que liga o Prodasen ao provedor Brasil Telecom. Durante o período em que o provedor tomava as medidas de restauração da fibra, o acesso à internet operou pelo provedor redundante sem maiores transtornos. A Brasil Telecom restaurou a fibra rompida por volta de 12h do dia de hoje [ontem], informando que o problema foi ocasionado por máquina escavadeira da obra do Palácio do Planalto, na Via N2. A situação já está normalizada, estando novamente em operação os dois provedores.

Atenciosamente,
Núcleo de Comunicação Social
Consultoria do Prodasen”

Leia também:
Senado: sistema de horas extras dá pane no 1º dia

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Simon volta a pedir o afastamento de Sarney da Presidência do Senado

Sarney diz que existe campanha midiática contra ele

Neto de Sarney diz que não teve favorecimento no Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES