Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/6/2009 15:48
Mário Coelho
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta quinta-feira (25) que existe uma campanha midiática para atingi-lo. Em nota oficial distribuída à imprensa, Sarney afirmou que as acusações feitas em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que colocou seu neto, o economista José Adriano Cordeiro Sarney, como operador de crédito consignado no Senado, devem-se à sua posição política "nunca ocultada, de apoio ao presidente Lula e seu governo".
A reportagem do jornal aponta que o esquema do crédito consignado no Senado inclui entre seus operadores José Adriano e que, de 2007 até hoje, a Sarcris Consultoria, Serviços e Participações Ltda, empresa que o neto de Sarney é sócio, recebeu autorização de seis bancos para intermediar a concessão de empréstimos aos servidores com desconto na folha de pagamento. O presidente do Senado disse que considera os esclarecimentos prestados por José Adriano suficientes para mostrar a verdadeira face de uma campanha midiática contra ele.
Além da nota do presidente do Senado, a reportagem motivou também manifestações na Câmara. O deputado Sarney Filho (PV-MA), pai de José Adriano, fez um pronunciamento na tribuna do plenário. Ele reforçou a tese de seu pai, o presidente do Senado. Para Sarney Filho, a matéria é um instrumento "político partidário", uma "campanha orquestrada para atingir o senador Sarney". "Somos de partidos diferentes, de ideologias diferentes. O senador Sarney apoia Lula, por isso se tornou alvo dessa campanha", afirmou.
Ele disse que a matéria fez "contorcionismo para incriminar uma participação periférica". "Vim aqui como pai, não como deputado. Não são todos que têm acesso a essa tribuna. Eles [o jornal] colocaram meu filho na vala comum da discussão política", disparou. "Faço questão absoluta de ir à Justiça contra essa tortuosa matéria. Fica aqui minha revolta, meu protesto, contra uma matéria dessa natureza", completou. Antes de começar seu discurso, Sarney Filho leu a nota distribuída por seu filho à imprensa.
Leia a íntegra da nota do senador José Sarney:
"Nota à imprensa
Sobre matéria divulgada hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo, considero os esclarecimentos prestados pelo meu neto José Adriano Cordeiro Sarney - pessoa extremamente qualificada, com mestrado na Sorbonne e pós-graduação em Harvard - suficientes para mostrar a verdadeira face de uma campanha midiática para atingir-me, na qual não excluo a minha posição política, nunca ocultada, de apoio ao Presidente Lula e seu governo.
Senador José Sarney"
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem