Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/6/2009 7:35
O Globo
TCU: 47% dos convênios não fiscalizados da União têm falhas
Depois de constatar que 112 mil convênios da União com estados, municípios e ONGs deixaram de ser fiscalizados pelo governo federal entre 2006 e 2008, o Tribunal de Contas da União (TCU) estima que pelo menos 47% deles têm irregularidades, que incluem até desvio de recursos. Para o presidente da Corte, Ubiratan Aguiar, há falta de planejamento dos órgãos do governo para fiscalizar contratos. Ele aponta também problemas com a terceirização de pessoal.
Enquanto isso, o sistema idealizado para fazer o controle continua no papel.
Nota da Redação: O assunto foi tema de reportagens especiais do Congresso em Foco ainda em dezembro de 2008. Confira abaixo:
Dinheiro público à deriva
Mais de R$ 70 bilhões em convênios envolvendo prefeituras, estados, ONGs e governo federal estão sem fiscalização
Presidente do TCU defende limites para repasses
Números mostram "aposta no caos", diz Ubiratan Aguiar. Vice-líder do governo defende análise de prestações de contas por amostragem
Senado pode ter de anular atos secretos
O procurador junto ao TCU Marinus Marsico pediu o cancelamento dos mais de 500 atos administrativos secretos que garantiram nomeações, criação de cargos e pagamento de gratificações nos últimos dez anos. Marsico quer ainda a devolução dos recursos recebidos por funcionários contratados irregularmente. O procurador criticou a tentativa de legalizar as decisões.
Aumenta a repressão nas ruas do Irã
O principal candidato da oposição iraniana, Mir Houssein Moussavi, pediu ontem a anulação da eleição presidencial e reafirmou que houve fraude. No segundo dia de protestos em Teerã, mais de cem políticos foram presos, e a imprensa, censurada.
Brics dominarão 30% do setor de automóveis
Com a crise, o peso de Brasil, China, Índia e Rússia (que formam o Bric) nas vendas mundiais de automóveis subirá de 21% para até 30% em 2015, diz estudo da Price. EUA e Europa terão queda ou estagnação. Em 2009, deixarão de ser produzidos 31 milhões de carros.
Circulação viária no Rio é a 6ª pior do mundo
Uma pesquisa da UnB mostra que o Rio, espremido entre mar e montanha, tem o sexto pior deslocamento viário do mundo. Foram avaliadas 164 cidades. Num índice que mede a facilidade de deslocamento levando-se em conta apenas o traçado das ruas, sem considerar malha de transportes e frota, o Rio só não está atrás de Phuket, Florianópolis, Helsinque, Gotemburgo e Ouro Preto. A melhor é Nova York.
Folha de S. Paulo
Meta do Luz para Todos em 2010 não deve ser atingida
Um dos programas federais com maior apelo social e eleitoral, o Luz para Todos será concluído em 2010 sem universalizar o acesso à luz elétrica no país, como prometeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa tirou da exclusão elétrica 1,8 milhão de famílias entre 2004 e 2008 e, para o biênio 2009/2010, prevê o atendimento de 1,1 milhão de novos domicílios. Fora dessa meta, porém, restaram ao menos 168 mil famílias sem luz.
Elas estão espalhadas por Amazonas, Bahia e Minas Gerais e somente poderão ser atendidas a partir de 2011, o que, na prática, tira do governo o discurso da "universalização". A sobra, segundo as distribuidoras e os comitês gestores do programa, está assim dividida: 37 mil famílias
Pasta diz que "meta de atendimento está estabelecida"
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
Recesso parlamentar
Girão pede suspensão do recesso para investigar INSS e Banco Master