Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ruralistas querem Minc fora do Meio Ambiente

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ruralistas querem Minc fora do Meio Ambiente

Congresso em Foco

2/6/2009 13:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36718" align="alignleft" width="300" caption="Minc, que chamou ruralistas de "vigaristas", terá de se explicar na Comissão de Ética"]Minc, que chamou ruralistas de [/caption]

Renata Camargo

A presidente da Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), protocolou nesta terça-feira (2) duas denúncias contra o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. As ações foram impetradas contra as declarações do ministro que chamou de "vigaristas" os grandes produtores rurais e declarou que "essa turminha rica" polui rios e fala como representante dos pequenos agricultores.

As ações foram entregues à Comissão de Ética Pública da Presidência da República e à Procuradoria-Geral da República (PGR) e pedem que o ministro responda por crime de responsabilidade. Segundo Kátia Abreu, os ruralistas esperam que o governo tenha "uma atitude mais contundente com relação a essas palavras agressivas e abusivas por parte de um ministro de Estado". A senadora quer que Minc seja demitido ou renuncie ao cargo.

"Nós não aceitaremos mais, passivamente, agressões dessa natureza que possam vir de qualquer lugar. Nós usaremos todas as medidas cabíveis e legais. Nós esperamos que a Justiça possa corrigir esses rumos e punir aquele que se comportou com falta de ética e irresponsabilidade", defendeu a senadora. "Eu quero que ele seja punido. Se eu fosse a patroa dele, eu demitiria. Ele não tem equilíbrio para ser ministro", completou.

A senadora afirma que a CNA e o setor produtivo não irão mais dialogar com o ministro do Meio Ambiente. "Com essa atitude, ele rompeu qualquer possibilidade com esse setor. Com esse cidadão que tem esse preconceito explicito e violento contra o setor, nós não temos estímulo e desejo do diálogo. Não temos tempo a perder e discutir com pessoas que não querem o diálogo", disse.

Nas denúncias, a CNA argumenta que "a falta de equilíbrio" das declarações de Minc é "incompatível com a impessoalidade, o decoro e a dignidade que o exercício do cargo requer" e que "denota ausência de condições necessárias para exercer a função de ministro de Estado".

No último dia 28, Minc participou da manifestação "Grito da Terra", que reuniu cerca de 4 mi pequenos agricultores em frente ao Congresso. Na ocasião, Minc subiu ao carro de som e disse aos manifestantes que eles não poderiam "cair no canto da sereia" e que os ruralistas estavam "querendo usá-los contra o meio ambiente, quando a boa aliança é entre o ambientalista e a agricultura familiar".

Na semana passada, o ministro chegou a considerar um equívoco a denúncia dos ruralistas à Comissão de Ética. Ele disse que entendia a situação como uma reação à parceria do ministério com a agricultura familiar. Minc afirmou ainda que desculparia "previamente" as declarações dos líderes ruralistas, que teriam sido carregadas de "destempero, truculência e agressividade".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Marinha desloca três navios para local dos destroços

Kátia Abreu prepara votação da MP da Amazônia

Comissariados do Ano da França no Brasil lamentam desaparecimento de voo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES