Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pequisa mostra que distância entre Dilma e Serra diminuiu

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Pequisa mostra que distância entre Dilma e Serra diminuiu

Congresso em Foco

31/5/2009 7:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff – principal nome do PT para concorrer nas eleições para a sucessão do presidente Lula –, subiu nas pesquisas de opinião. Levantamento divulgado neste domingo (31) pelo Datafolha revela que a distância entre a ministra e o governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB, diminuiu.

Segundo dados da pesquisa, feita sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo, a diferença entre o possível candidato tucano e a pré-candidata petista caiu de 30 para 22 pontos percentuais. No quadro, Dilma aparece com 16% das intenções de voto, enquanto Serra tem 38%.

A diminuição na diferença percentual é considerável. Na última pesquisa divulgada pelo instituto, Dilma aparecia com apenas 3% das intenções e Serra permanecia com os 38%.

Popularidade

Na avaliação do presidente do Datafolha, Mauro Paulino, Dilma vai crescendo nas pesquisas à medida que o eleitor vai se familiarizando com o nome da ministra. Segundo o instituto, em março, 53% dos entrevistados sabiam quem era Dilma e agora esse percentual subiu para 65%.

Desde o início do ano, a ministra Dilma tem acompanhado o presidente Lula em diversos eventos oficiais. A intenção é se tornar mais conhecida para o eleitorado. Na noite de ontem (30), Dilma aproveitou um evento não-oficial para ganhar mais popularidade. A ministra participou da abertura da festa de São João em Caruaru (PE), a mais tradicional festa junina da região.

Cenários

No cenário com Serra, as simulações mostram que Dilma cresce nas pesquisas, mas ainda fica empatada tecnicamente com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Nessa primeira conjuntura de candidatos, o parlamentar cearense oscila de 16% para 15%.

Em um cenário sem Serra e com Ciro, Dilma melhora os percentuais, mas permanece ainda como a segunda opção do eleitorado. A pré-candidata petista fica com 19% das intenções de votos, enquanto Ciro permanece com 24%. Em relação ao levantamento anterior, nessa simulação, a ministra subiu nas pesquisas e Ciro manteve o mesmo percentual.

Em outro cenário, sendo o candidato do PSDB o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o deputado Ciro segue na liderança das pesquisas, seguido de Dilma (19%). Aécio aparece empatado tecnicamente com a presidente do Psol Heloísa Helena (15%).

O levantamento do Datafolha, realizado entre 26 e 28 deste mês, foi feito a partir de 5.129 entrevistas em 203 municípios de 25 estados. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais: 3º mandato de Lula divide eleitores

Câmara vai acompanhar orçamento da Copa de 2014

José Alencar retorna ao Brasil após tratamento nos EUA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES