Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manifestantes pedem que Gilmar Mendes "saia às ruas" e não volte ao ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 73700, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":73700}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manifestantes pedem que Gilmar Mendes "saia às ruas" e não volte ao STF

Congresso em Foco

24/4/2009 16:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36632" align="alignleft" width="300" caption="Para manifestantes, discussão entre Mendes e Barbosa foi estopim de sentimento da sociedade"]Para manifestantes, discussão entre Mendes e Barbosa foi estopim de sentimento da sociedade[/caption]

Rodolfo Torres

Um pequeno grupo de ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) realizou nesta sexta-feira (24) uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da instituição, ministro Gilmar Mendes. O grupo quer que o ministro "saia às ruas" e não volte a presidir a mais alta corte de Justiça do país.

Em frente à estátua da deusa grega Artemis (símbolo da Justiça), o grupo empunhou faixas com os dizeres: "Miss Capanga"; "Gilmar, saia às ruas e não volte ao STF"; e "Gilmar Dantas: as ruas não têm medo de seus capangas".  De acordo com o professor de ciências políticas João Francisco Araújo Maria, líder da manifestação, o presidente do STF está "desmoralizando o Judiciário".

Conforme destacou João Francisco, a recente discussão entre Gilmar Mendes e o ministro do STF Joaquim Barbosa foi "o estopim de um sentimento generalizado na sociedade".

Na quarta-feira, Barbosa afirmou que Gilmar Mendes está destruindo a credibilidade do Poder Judiciário brasileiro. Além disso, Barbosa pediu que Gilmar Mendes fosse às ruas para sentir a receptividade dos brasileiros. No meio do embate, no qual ambos os ministros pediram respeito, Barbosa afirmou que não é "capanga" do presidente do STF. (leia mais sobre a discussão)

"Essa não é uma fala isolada. Ela encontra ressonância na sociedade", avalia o manifestante.

João Francisco também ressalta que a manifestação se deve "à parcialidade do ministro [Gilmar Mendes] em favor de uma elite". No ano passado, o presidente do STF concedeu dois habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, preso pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, acusado de coordenar um bilionário esquema de crimes financeiros.

O grupo tentou entregar um manifesto ao presidente do STF, mas não chegou a ser recebido. Os manifestantes pretendem retornar ao Supremo no próximo dia 6 de maio, para realizar uma manifestação nacional de apoio a Joaquim Barbosa. Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico: saiagilmar@gmail.com

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Justiça

Em audiência, Alexandre de Moraes ameaça prender ex-ministro

2

É cada uma

Deputado propõe "uivo coletivo" em audiência sobre proteção animal

3

JULGAMENTO NO STF

Nunes Marques vota por licença-maternidade igual para servidoras de SC

4

ELEIÇÕES 2026

Ex-desembargador que defendeu prisão de Moraes se filia ao Novo

5

Anistia

Comissão de Anistia reconhece 45 anistiadas e anistiados políticos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES