Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão aprova aumento de recursos para educação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Comissão aprova aumento de recursos para educação

Congresso em Foco

24/3/2009 17:15

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Renata Camargo
Uma comissão especial da Câmara aprovou nesta terça-feira (24) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 277/08, que retira a educação da Desvinculação de Receitas da União (DRU). Na prática, a proposição aumenta os recursos destinados à área e vincula os gastos com educação ao Produto Interno Bruto (PIB). O texto ainda será votado pelo Plenário.

A proposta deve sofrer resistência de governadores e prefeitos por causa de uma alteração feita no substitutivo apresentado pelo relator, deputado Rogerio Marinho (PSB-RN). De acordo com a mudança aprovada, a educação obrigatória e gratuita será estendida para pessoas de 4 a 17 anos - hoje, a faixa é de seis a 14 anos. O aumento na extensão da educação obrigatória vai onerar os cofres dos estados e dos municípios.

A PEC reduz gradativamente a participação da educação na DRU, que foi criada para reduzir a base de cálculo do repasse obrigatório para o setor. Se a proposta for aprovada este ano, o percentual de desvinculação ligado à educação cairá de 20% para 10% e, em 2010, para 5%. A idéia é desvincular a educação da DRU totalmente a partir de 2011.

"Dei entrada em 2003 a essa discussão e estamos em 2009. Mesmo que seja uma retirada lenta, do meu ponto de vista, é importante ter esse valor integral aplicado na educação", disse a autora da proposta, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que participou da reunião da comissão especial da Câmara.

Atualmente, a DRU desvincula 20% da receita tributária total da União, com o propósito de garantir maior flexibilidade para que o governo federal distribua os recursos orçamentários. Essa desvinculação foi criada em 1994, em resposta ao excesso de vinculações no orçamento geral, que passou a endividar a União.

A desvinculação da educação da DRU foi comemorada pelo ministro Fernando Haddad. Segundo o presidente da comissão especial, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), o ministro da Educação se comprometeu a vir ao Congresso amanhã (25) para participar de uma reunião com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para pedir que a proposta seja analisada pelos deputados em regime de urgência.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Comissão aprova aumento de recursos para educação

MMA aumenta lista de municípios que mais desmatam

MMA aumenta lista de municípios que mais desmatam

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Armas

Porte de arma pode ser liberado a produtores, motoristas e empresários

2

SERVIÇO PÚBLICO

Pedro Paulo: PEC da reforma administrativa deve ir direto ao plenário

3

Bahia

Vereador e assessor são mortos a tiros em Santo Amaro (BA)

4

Crise no PL

Prefeito do PL critica candidatura de Carlos Bolsonaro: Não somos gado

5

Eleições 2026

Parlamentares do PL trocam farpas em live sobre vaga ao Senado em SC

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES