Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/2/2009 | Atualizado às 11:58
Nos próximos dias 10 e 11, a rede hoteleira de Brasília receberá uma demanda considerável. De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, cerca de 3,5 mil prefeitos deixam seus municípios para participar, a convite do presidente Lula, de um encontro em que o governo federal deve apresentar medidas de socorro às regiões que estiverem em dificuldade financeira. O objetivo é, entre outros, a geração de empregos e a implementação de projetos de desenvolvimento.
Além de meios para facilitar o pagamento de dívidas previdenciárias junto à União, os municípios devem receber linhas de financiamento, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para compra de máquinas e suporte para implementação ou conclusão de obras de infra-estrutura e projetos sociais.
O ministério da Fazenda será o órgão responsável pela análise da situação de cada município, de forma a ajudá-los a obter os financiamentos. O chefe da pasta, Guido Mantega, tem conversado com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, desde o dia 5 sobre o assunto, quando se reuniram em Brasília. Durante o encontro, os ministros apresentarão as ações do governo federal direcionadas aos municípios, e entregarão aos prefeitos catálogos com orientações administrativas sobre como proceder em programas como PAC (Programa de Aceleração do Desenvolvimento), PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) e Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
No encontro com os prefeitos, Lula apresentará um documento chamado Agenda de Compromissos 2009/2012 – "pauta de reivindicações" nos moldes do que os líderes municipais apresentam anualmente na Marcha dos Prefeitos. Na agenda, Lula estipulará o cumprimento de objetivos a serem cumpridos pelos municípios, com a redução das taxas de violência, a erradicação do analfabetismo e o combate à mortalidade infantil. (Fábio Góis)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil