Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/1/2009 | Atualizado às 22:21
A produção industrial brasileira no último trimestre de 2008 obteve o pior resultado dos últimos dez anos. Foi o que revelou o índice de produtividade monitorado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que registrou queda de 17 pontos no nível de produção para o período supracitado.
Segundo a CNI, o resultado negativo se deve à crise financeira internacional: com a redução do consumo, fábricas em todo o país foram obrigadas a manter em estoque a produção excedente. Ou seja, com o freio nas vendas, e a cíclica desaceleração da produtividade, a indústria acumulou perdas em outubro, novembro e dezembro de 2008.
Segundo o indicador da CNI, praticado desde 1999, o índice de produtividade nos três últimos meses de 2008 caiu a 40,8 pontos – em escala que varia de 0 a 100, sendo que registros abaixo de 50 pontos atestam redução. No terceiro trimestre (julho, agosto e setembro), o índice CNI assinalou 57,8 pontos e, no trimestre anterior (abril, maio e junho) , em 59 pontos. Em suma, queda acentuada no ano passado.
Curiosamente, pequenas empresas (38,8 pontos) apresentaram queda de produção menos acentuada que as médias (42), que, por sua vez, também tiveram perdas menos severeas que as grandes corporações (42,3). O pior desempenho dos maiores grupos foi da seguinte maneira explicado pelo economista da CNI Renato Fonseca:
"Quando a crise é interna, ela geralmente atinge mais as pequenas empresas. Neste caso, como a crise está vindo de fora, eles [indicadores econômicos internacionais] atingiram primeiro as grandes empresas", explicou Fonseca, para quem os primeiros três meses de 2009 devem apresentar "efeito cascata" para pequenas e médias empresas, com forte impacto negativo no desempenho.
"As pequenas muitas vezes são fornecedoras das grandes, e vão começar a sentir esta crise no primeiro trimestre", concluiu. (Fábio Góis)
Temas
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora